Programação

  • Transição de Gestão é processo adotado em regimes democráticos que objetiva propiciar condições para que o servidor escolhido ou indicado para um cargo de gestão possa receber de seu antecessor todos os dados e informações, referentes ao seu período de gestão, necessários para continuidade da entrega de valor público.

    São princípios da transição de gestão:

    • I - colaboração entre o gestor em exercício e o gestor escolhido ou indicado;
    • II - transparência da gestão pública;
    • III - planejamento da instituição e da unidade organizacional (UORG);
    • IV - continuidade dos serviços prestados à sociedade;
    • V - supremacia do interesse público; e
    • VI - boa-fé e executoriedade dos atos administrativos.

    A transição de Gestão do cargo de Diretor-geral será realizada entre: 

    • Diretor(a)-geral em exercício: servidor que, à época do início do processo de transição de gestão, estiver nomeado ou designado como ocupante do cargo de gestão, estando prevista a sua exoneração ou dispensa, findo referido processo.
    • Diretor(a)-geral futuro: servidor que, à época do início do processo de transição de gestão, tenha sido escolhido ou indicado para ocupar cargo de gestão, estando prevista a sua nomeação ou designação, findo referido processo.

    A transição de gestão deverá ser realizada em consonância com:

    Para mais informações, acesse o Portal do Servidor > Transição de Gestão. 

  • 1ª Reunião de Transição - 03/07/2025

    O gestor em exercício deve publicar os documentos listados abaixo seguindo o padrão institucional. 

    • Portaria de Transição (Portaria da Direção-Geral do Câmpus Gaspar N° 172 de 3 de junho de 2025);
    • Plano de Transição de Gestão (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PK2HKawYyJswb1uXHhTZeh_PwB01YBulzV8MKW1Z65w/edit?usp=sharing)
    • Súmula da primeira reunião. 
      • 3 de julho de 2025 | REUNIÃO TRANSIÇÃO - CRONOGRAMA

      Convidados: mayara.pavesi@ifsc.edu.br, Ricardo Menezes Batista, ANA PAULA KUCZMYNDA DA SILVEIRA, geannine.martins@ifsc.edu.br, YURI LOPES ADIB SALOMAO, GLAUCIA MARIAN TENFEN, Diego Goltara Gomes


      A professora Geannine não esteve presente


      TEMAS GERAIS

      • Apresentação e compartilhamento de planilha de registro da transição

      • Apresentação de proposta de cronograma de repasse de informações

      • O acesso ao drive da Direção e da Assessoria e ao e-mail da Direção será concedido na primeira semana de agosto para, se necessário, realizar o esclarecimento de dúvidas

      • Os contatos de Whatsapp serão repassados ao Whatsapp da assessoria de direção até a primeira semana de agosto.

      • Apresentação da ferramenta Read, que transcreve e grava as reuniões de transição.


      TEMAS ESPECÍFICOS

      • Questões de gestão de pessoas:

      • Códigos de VAGA e Remoções de Servidores e novas ofertas de curso

      • Discussão sobre vagas existentes, afastamento em curso, contratações de substitutos e envio de documentos ao MEC

      • Desafios Operacionais e de Pessoal

      • Processos emergenciais e sigilosos em trâmite envolvendo servidores

      • Explicações sobre a busca de aconselhamento jurídico no IFSC

      • Discussão sobre remoções de funcionários e implicações legais para as instituições

      • Explicação sobre processos de PGD e flexibilização

      • Execução de Contratos, fiscalização e Questões de Responsabilidade

      • A gestão de contratos é crítica e requer supervisão e ações adequadas, bem como fiscalização ativa

      • Apoio ao Corpo Docente e Desafios de Aprendizagem dos Alunos

      • Processos de parceria, doação e cessão e Responsabilidades Legais

      • Progressos envolvendo Bens Públicos Desaparecidos e Questões de Gestão de Ativos

  • 2ª Reunião de Transição - 15/07/2025

    1. Apresentação dos documentos norteadores da Gestão e do PDI

    2. Apresentação do SIGRH colegiados e SIPAC boletins, bem como da lógia de organização e regsitro e tramitação de processos

    3. Apresentação de processos críticos vigentes via planilha compartilhada

    4. Instrução sobre concessão de jornada flexibilizada e PGD

    5. Apresentação de rotina institucional

    6; Apresentação do e-aud e das auditorias respondidas (não há pendências)

    7. Apresentação do PAT 2025 e da execução financeira

    8. Apresentação detalhada do relatório d egestão do Câmpus Gaspar e plataformas de transparência

  • 3ª Reunião de Transição - 25/07/2025

    Apresentação detalhada do Drive da Direção-geral e do Drive da Assessoria e das planilhas de registro e controle de processos.

    Nesse drive constam exemplos de todos os processos e documentos gerados pela direção-geral e pela assessoria

    Apresentação, via SIPAC, de processos rotineiros e do rito de encaminhamento.

  • 4ª Reunião de Transição - 04/08/2025

    Apresentação do e-mail da direção e modo de organização dos marcadores

    Esclareciemnto sobre a inexistência de quaisquer processos pendentes

    Apresentação da planilha de transição atualizada e de suas abas (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1PK2HKawYyJswb1uXHhTZeh_PwB01YBulzV8MKW1Z65w/edit?gid=0#gid=0) e conferência item a item de dúvidas