• Close

    Como checar se é fato ou fake?

    Como checar se é fato ou fake?

    Como fazemos para descobrir uma mentira?

    Nossa intuição é a primeira coisa que nos diz se algo está errado. Quando tem algo que é duvidoso, logo nos perguntamos “Tem alguma coisa errada aqui” ou então “Mas será mesmo que isso é verdade?”.

    Com as Fake News o mesmo acontece. Elas geralmente são exageradas, sensacionalistas, manipuladas, colocam pulgas atrás de nossas orelhas para nos confundir. Não correspondem ao que é verdadeiro, não parecem que são notícias sérias, que informam as coisas de verdade. Por isso, há algumas artimanhas para saber se o que está em nossa frente é fato ou é fake.

    Nesta imagem, te mostramos o que você deve verificar para saber se está lendo uma Fake New

    • Títulos sensacionalistas: neste exemplo, o título é puro sensacionalismo: “quase lei! Projeto criminaliza spoilers de filmes e séries”. É um absurdo essa notícia, mas é justamente isso que os golpistas querem: algo que seja sensacionalista demais para você duvidar. Portanto, sempre desconfie quando algo está muito exagerado.

     

    • Erros de escrita: Este é um ponto que chama nossa atenção. Os erros de português – ou do idioma original da notícia – denunciam que o negócio não é sério. Qualquer jornalista que se preze, não iria cometer derrapadas em seu texto! Se você ler por aí “situassão” “asúcar” “menas” “seje”, entre outros, desconfie!
    • Fontes duvidosas: Notícia verdadeira tem que vir de uma fonte que se preze. Se você não reconhecer ou não saber se onde a notícia que recebeu está vindo, abra o olho! Sites com nomes estranhos, páginas de aparência duvidosa, perfis mequetrefes devem ter atenção dobrada no momento de verificar se é fato ou é fake. Na dúvida, pesquise bem a origem de sua notícia e confira se ela é de uma fonte confiável.

    Como questionar uma fake News?

    Sabe quando aquele seu amigo chega falando, todo animado: “ontem consegui passar do chefão do videogame sem perder uma vida, em 10 segundos eu acabei com ele!” e você fica se perguntando: “será que ele tá falando sério mesmo ou me zoando?”

    Essa mesma dúvida você deve ter quando receber uma notícia do tipo “ovo de pata manca da Indonésia faz crescer cabelo: saiba mais!” ou então “use óleo de cozinha e nunca mais se preocupe com seu bronzeado: as famosas piram!”

    Essas notícias – mais fakes impossível – devem fazer com que nós tenhamos o dobro de cuidado, além de que são caça-clicks (clickbaits, em inglês). Elas possuem algumas palavrinhas que despertam nossa curiosidade e nos fazem clicar no link, indo parar em um site duvidoso e até mesmo instalando um vírus ou coisa pior em nosso dispositivo!

    Por isso, o melhor é questionar se é fato ou fake. Preste bem atenção na notícia, compare ela com informações em outros sites e o principal: não acredite de imediato em tudo que circula por aí.