Curso: 2023.2 - SOCIEDADE E TRABALHO - Turma 01

  • Sociedade e Trabalho

    CST Sistemas para Internet

  • 1
    2
    3
    4
  • Orientações

    Olá! Este é um texto de acolhimento na Unidade Curricular Sociedade e Trabalho do curso de Superior de Tecnologia em Sistemas. Eu sou o professor José Rodrigo Barth Adams e nesta unidade estudaremos aspectos relacionados à noção de trabalho a partir do viés sociológico.

    Conforme o Projeto Pedagógico do Curso, esta Unidade Curricular possui 40 horas totalmente na modalidade à distância. Portanto, não haverá encontros síncronos. Fiquem atentos ao cronograma de estudos, leiam os materiais indicados e façam as atividades! Em caso de dúvidas sobre a unidade curricular ou sobre os conteúdos, podem utilizar o fórum criado para isso. Se houver situações que necessitem de uma análise particular, podem entrar em contato via e-mail institucional. Também posso atendê-los no meu horário de atendimento aos estudantes que é nas Terças-feiras, das 13:00 às 15:00. 

    Para começar esta unidade curricular, leia o Plano de Ensino e o Roteiro de estudos disponíveis na sequência. Após, acesse o Estudos clicando na bolinha localizada no começo desta página, e bons estudos!

  • Estudo 1 - Módulo I: Introdução ao tema Sociedade e Trabalho numa perspectiva sociológica

    Este tópico é uma introdução ao tema "trabalho" e sua relação com a sociedade. Inicialmente, vamos estudar o processo de socialização e a importância das instituições sociais. A relação do individuo com a sociedade é fundamental para a sociologia e será o tema central deste módulo. Ao final dos estudos, você será capaz de pensar sobre a importância dos individuos na dinâmica da vida social, relacionando condições presentes com aspectos históricos. 

    Carga Horária
    10 horas

    Período
    01/08 a 29/08

  • Estudo 2 - Módulo II: Trabalho e sociedade

    Neste tópico iremos aprofundar os conceitos sobre trabalho e sociedade, tendo como base pensadores clássicos e contemporâneos. Além disso, também estudaremos a história do trabalho, a etimologia da palavra e suas características. Parte-se da premissa de que o trabalho é fundamental para os seres humanos e sempre esteve presente na história das sociedades. Assim sendo, torna-se importante considerar as diversas formas de organização do trabalho a partir de uma perspectiva histórica e sociológica. Ao final dos estudos, você será capaz de fazer a interpretação de si, dos outros e do mundo a partir dos conceitos de sociedade e trabalho, bem como aplicar os conhecimentos adquiridos nas situações potenciais da vida prática profissional.

    Carga Horária
    10 horas

    Período
    06/09 a 03/11

  • Estudo 3 - Módulo III: Lutas dos trabalhadores e trabalho no mundo globalizado

    Neste tópico iremos estudar sobre as lutas trabalhistas, o que compreende a atuação de movimentos sociais do campo e da cidade, a formação dos sindicatos e algumas conquistas como a Consolidação das Leis do Trabalho, bem como os impactos ocorridos com as reformas trabalhistas mais recentes. Ainda estudaremos as lutas dos trabalhadores no contexto do mundo globalizado e as questões éticas que permeiam as relações de trabalho. Ao final dos estudos, o aluno será capaz de compreender a relação estreita entre os direitos trabalhistas e os direitos humanos; ler, analisar e interpretar textos de natureza diversa; debater de forma organizada e fundamentada, defendendo posições próprias ao mesmo tempo em que reconhece pontos de vistas divergentes.

    Carga Horária
    16 horas

    Período
    03/11 a 15/12/2022