1.5.1 Diferença entre desenho e escrita

O primeiro aspecto que a criança precisa perceber, durante o processo de alfabetização, é o que diferencia o desenho da escrita. Em primeiro lugar porque, sob certo ponto de vista, as letras são desenhadas. Porém, dentro de um sistema de escrita, as letras representam muito mais do que um simples desenho.

A diferença fundamental entre escrita e desenho é que, enquanto este último, assim como a fotografia e as figuras, representa o mundo de forma direta, a escrita representa a fala/linguagem, que por sua vez representa o mundo, conforme mostra a figura abaixo:

Figura 2 - Representação do mundo pela linguagem

Fonte: Adaptado de Massini-Cagliari (2001, p. 12)

Talvez você possa estar se perguntando: por que essa diferença é relevante no processo de alfabetização?

Porque, conforme a autora, nos deparamos no dia a dia com desenhos e figuras que ora são utilizados como tal, ora são utilizados como escrita. É só pensarmos nos emojis tão comuns nos aplicativos de conversas. Eles podem simplesmente representar um objeto no mundo, sendo utilizados como imagem, mas também podem ser utilizados como escrita, representando a linguagem, que por sua vez representa o mundo.

E como podemos diferenciar um uso do outro?

Massini-Cagliari explica que quando um desenho é utilizado juntamente com outras formas de escrita, gerando textos, estamos diante de uma escrita que pode ser considerada ideográfica, ou seja, aquela em que a decifração parte da IDEIA expressa pela escrita.

 

A autora alerta que como as letras também são desenhos, as quais possuem traços gráficos que as distinguem umas das outras, tendo a função específica de representar a linguagem por meio dos sons, é imprescindível que a criança perceba as diferenças entre desenho e escrita justamente nesse aspecto: que as letras não são apenas um desenho, mas representam uma unidade distintiva na língua, possuindo aspectos gráficos que as diferenciam entre si. Por exemplo, as letras b, d e p diferenciam-se, neste estilo gráfico, de acordo com suas posições em relação umas às outras.