1. Introdução
Na Educação a Distância, o material didático constitui-se em elemento mediador entre o aluno e o conteúdo a ser aprendido e traz em sua essência a concepção pedagógica que norteia o ensino e aprendizagem do curso. Para saber mais sobre a produção de materiais didáticos para a educação a distância, é interessante que você conheça o que dizem os estudiosos da EaD.
Moran (2003) declara que a maior dificuldade dos professores na elaboração de um material didático interativo é compreender que não se trata de redigir capítulos de livros ou artigos científicos.
Para Corrêa (2007, p. 11)
o grande desafio é gerar materiais que criem desafios cognitivos para os alunos, que promovam atividades significativas de aprendizagem, enfim, que promovam o desenvolvimento de novas competências necessárias ao campo da ação. Portanto, a qualidade do material refere-se aos conteúdos, às atividades, e não depende unicamente do suporte tecnológico a ser utilizado. Além disso, é necessário que se avaliem os diferentes materiais desenvolvidos de acordo com uma metodologia própria para cada tipo de mídia, assim como a articulação dos materiais entre si de modo a garantir uma real efetividade do fluxo de aprendizagem proposto.
Barbosa (2005, p. 8) ressalta a função mediadora do material didático ao declarar:
É comum que no contexto de um sistema de Educação a Distância o material didático seja um dos aspectos mais discutidos e que exigem mais ações de planejamento das equipes pedagógicas (gestores, professores-conteudistas, pedagogos, desenhista instrucional, entre outros) e de produção (produtores gráficos e infográficos, produtores de vídeo, animações e simulações, programadores, revisores ortográficos, entre outros). Isso não acontece por acaso, pois em se tratando de EaD, material didático assume o papel de mediador principal, senão o único, das interações dos alunos com os conteúdos.
Desta forma, o grande desafio colocado é gerar materiais que desafiem cognitivamente os alunos. O professor, ao elaborar o material didático, deve dispor de recursos e procedimentos didáticos e linguísticos que atendam os alunos com os mais diversos tipos de inteligências, habilidades, experiências, níveis de motivação e independência, possibilitando estabelecer um forte elo com o conteúdo e alcançando com sucesso a aprendizagem.
Quando se trata da produção de materiais didáticos para a educação a distância, os professores se deparam com muitas dúvidas, questionando, por exemplo:
- Como deve ser desenvolvido o conteúdo para a EAD?
- Quais objetivos de ensino devem ser alcançados?
- Como abordar conteúdos científicos de forma dialógica?
- Quais recursos didáticos podem ser utilizados para viabilizar a construção do conhecimento pelo aluno?
- Como realizar a mediação pedagógica por meio dos materiais didáticos?