2.1. Cursos de Qualificação
Os cursos FIC são os cursos de Formação Inicial e Continuada que compõem a Educação Profissional. A escolaridade mínima para cada curso e o perfil do egresso são definidos no Guia PRONATEC.
Você já parou para pensar sobre o motivo dos cursos terem este nome - FIC?
Quem realiza estes cursos pode estar iniciando a sua formação, aprendendo um ofício pela primeira vez. Por outro lado, já pode estar inserido no mercado de trabalho realizando a função a que a formação se refere e estar buscando atualização e certificação. Dessa forma, podemos concluir que os cursos FIC têm objetivo de inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional.
Os cursos deste tipo têm sido regulados indiretamente por políticas como PROEJA, PRONATEC e pelas exigências para Seguro Desemprego.
2.1.1. Cursos de Formação Inicial
A carga horária mínima dos cursos de Formação Inicial é de 160 horas e atividades presenciais são obrigatórias nestes cursos, assim como a realização de conselho de classe.
2.1.2. Cursos de Formação Continuada
- Não pressupõem a exigência de escolaridade mínima e costumam ter curta duração.
- O Projeto Pedagógico do Curso determinará a carga horária e a escolaridade exigida para ingresso.
- Podem ser realizados totalmente online, sem exigência legal de realização de encontros presenciais ou atividades síncronas (atividades nas quais o docente e os estudantes estão conectados ao mesmo tempo).
- A duração de cursos de Formação Continuada é definida de acordo com o perfil a ser formado.
- Estes cursos de qualificação não são regulamentados nem regulados pela legislação.
Veja exemplos deste tipo de curso realizado a distância pelo Programa UNASUS.
Você Sabia?
No IFSC, cursos de formação continuada ou qualificação podem ser submetidos a avaliação para progressão funcional dos técnico-administrativos em educação. Há progressões de nível com a realização de cursos a partir de 20 horas. Veja a Tabela referente à Carga Horária para cada classe de TAE do IFSC.