MÓDULO 3: Movimento e ludicidade na educação de surdos (Livro Digital)
1.1.1 Cultura Lúdica
Brougère (1998), ao realizar um ensaio teórico sobre a criança e a cultura lúdica, buscou levantar algumas hipóteses sobre essa relação e destacou que qualquer cultura é produzida pelos indivíduos que dela participam.
Considerando as atividades lúdicas como ações concretas, a criança adquire e constrói sua cultura lúdica brincando, e também, por meio de suas interações sociais. “É o conjunto de sua experiência lúdica acumulada, começando pelas primeiras brincadeiras de bebê, evocadas anteriormente, que constitui sua cultura lúdica” (Brougère, 1998, p.4).
Essa experiência lúdica é adquirida pela participação em jogos, pela observação de outras crianças brincando, e pela manipulação cada vez maior de objetos de jogo.
“O desenvolvimento da criança determina as experiências possíveis, mas não produz por si mesmo a cultura lúdica. [...] A cultura lúdica como toda cultura é o produto da interação social que lança suas raízes, como já foi dito, na interação precoce entre a mãe e o bebê” (Brougère, 1998, p.4).
Nesse sentido, Brougére (1998) ressalta, também, que adultos e crianças estão envolvidos na produção da cultura lúdica. O adulto conduz ou estimula experiências por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras e, as crianças, diante das interações, vivenciam a ludicidade.
Brincando a criança experimenta, desenvolve suas habilidades motoras, a sua linguagem, o seu pensamento e a sua criatividade.
As inter-relações sociais – família, escola, criança –, são o tripé do desenvolvimento de uma cultura lúdica. Resta à escola, como meio de educação formal, fomentar esse desenvolvimento.
Para ampliar seus saberes sobre a ludicidade e a cultura lúdica, leia o artigo A criança e a cultura lúdica, do autor Gilles Brougère. No texto, o autor discute o jogo e o brincar como atividades de interação, que carregam um significado social, e que acontecem em grupos, não sendo, portanto, atividades individuais ou puramente internas do sujeito.
A criança e a cultura lúdica