1.2.3 Letramento Corporal

Com o objetivo de dar mais consistência ao papel do movimento no contexto educacional, traremos um conceito relativamente novo: physical literacy, proposto por Margaret Whitehead em 2013, e traduzido para o português, em 2019, como letramento corporal. O tradutor optou por ser fiel à concepção, porque, embora a palavra inglesa literacy pudesse ser traduzida como “alfabetização”, a ideia no texto original era mais ampla, não apenas no sentido da capacidade de ler e escrever, mas, principalmente, no domínio da linguagem em todas as suas possibilidades de interpretação e expressão (Whitehead, 2019).

Você já parou para pensar como conseguimos formar palavras, frases, textos? Para isso, precisamos conhecer as letras do alfabeto e entender o que elas produzem ao se combinarem, concordam?

E, como conseguimos realizar movimentos de diferentes complexidades?

Conseguimos realizar movimentos complexos por questões da natureza do próprio ser humano e por termos experimentado os diversos movimentos fundamentais (movimentos básicos) desde que nascemos.

O letramento corporal pode ser descrito como uma disposição caracterizada pela motivação de exploração do potencial motor inato para contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida. É um “bem” de longo prazo que enriquece a vida em todas as idades. Além disso, todos os seres humanos manifestam o potencial motor, no entanto, sua expressão dependerá do que cada indivíduo traz em relação a todas as experiências, notadamente específicas à cultura na qual ele se insere (Whitehead, 2019).

O letramento corporal é, portanto, uma capacidade que todos podem desenvolver. É um conceito universal aplicado a cada indivíduo, a despeito da idade ou da condição física.

De maneira concisa Whitehead (2019, p.13) destaca que:

Em conformação com as condições de cada indivíduo, o letramento corporal pode ser descrito como a motivação, a confiança, a competência motora, o conhecimento e a compreensão para manter a atividade física ao longo de toda a vida.