MÓDULO 3: Movimento e ludicidade na educação de surdos (Livro Digital)
2.5 O brincar da criança surda
Você já se perguntou como a criança surda brinca? É igual ao brincar da criança ouvinte?
Brincando, a criança internaliza e incorpora elementos e informações do mundo a sua volta e pode representar tudo aquilo que ela deseja expressar, aquilo que já internalizou do meio em que está inserida. Isso vale tanto para crianças surdas quanto ouvintes.
Mas, vamos focar agora no brincar da criança surda. Silva (2006) elencou três formas do brincar da criança surda:
- a criança brinca com o brinquedo de acordo com o significado a ele adquirido;
- a criança faz uso convencional do brinquedo, mas acrescenta elementos de sua imaginação; e
- a criança rompe com o significado original do objeto, dando a ele qualquer outra representação.
Algumas cenas observadas no brincar das crianças surdas são comuns também as crianças ouvintes. No entanto, há situações que chamam a atenção no brincar das crianças surdas, nas quais elas reproduzem sua compreensão visual e não auditiva, como, por exemplo, em cenas com situações musicais.
Silva (2002, p. 25), em um dos episódios de sua observação de crianças surdas, relata:
Episódio 3: O show
Lucas está em cima de um tablado, usando óculos e brincando de imitar um cantor. Ele faz de conta que está tocando guitarra; movimenta o corpo para os lados, balança a cabeça, ajoelha mexendo o corpo para frente e para trás, como se fosse um cantor de rock. Vinicius, observando atentamente seu colega, aproxima-se e começa a imitá-lo. De repente, Lucas desloca-se para uma mesa e pega óculos escuros, que estavam em cima dela. Então, troca os óculos, aproxima-se de Vinicius oferecendo o sobressalente. Vinicius aceita a oferta do colega e ambos continuam a brincar de cantores, parecendo que estão realizando um show de rock.
No relato acima, podemos perceber que o fato de serem surdos, não impediu que os dois meninos interagissem na brincadeira e incorporassem elementos visuais da situação. A incorporação de elementos do mundo ouvinte pelas crianças surdas, evidencia que elas querem representar, interagir e compreender o meio no qual estão inseridas, querem pertencer a esse meio.
No site do INES estão disponíveis atividades e brincadeiras que podem ser desenvolvidas com crianças surdas.
Brincadeira para crianças surdas