2.2 Estudo do Meio

Uma boa possibilidade de pensar de forma interdisciplinar a área de ciências humanas é a utilização da estratégia estudo do meio.

O estudo do meio busca relacionar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a realidade vivida pelos alunos, geralmente por meio de visitas a lugares de interesse pedagógico.

Abud, Silva e Alves (2010) reforçam que o Estudo do Meio, como prática pedagógica, é um importante recurso para integrar os conhecimentos de História e Geografia na realidade dos estudantes.

Essa proposta ganha potência na Educação Bilíngue de Surdos, pois permite que os alunos compreendam os processos históricos e geográficos de maneira sensorial, observando diretamente os espaços e estabelecendo relações com os conteúdos discutidos em sala.

Estudo_do_meio

A Proposta Curricular para o Ensino de Português como Segunda Língua para Estudantes Surdos (Brasil, 2021) orienta que o trabalho pedagógico considere práticas que possibilitem ao aluno surdo desenvolver a leitura do mundo, com ênfase no uso da Libras como ferramenta para o acesso ao conhecimento e à mediação do conteúdo em português. Isso significa, na prática, que os conceitos de tempo histórico, paisagem, território, sociedade e cultura devem ser ensinados de forma bilíngue, respeitando os modos de aprendizagem dos alunos surdos e utilizando suportes visuais e sinalizados.

Além disso, muitos surdos são provenientes de famílias ouvintes, nas quais a comunicação e a aquisição da língua ocorre de forma precária. Poucos alunos surdos têm a possibilidade de visitar espaços públicos de forma mediada, com acesso pleno às informações sobre esses locais e aos espaços de memória. Por isso, acreditamos que seja de suma importância proporcionar aos estudantes surdos atividades que envolvam saídas de campo, visita a museus, atividades em que o grupo de surdos possa conhecer juntos determinado local e vivenciar situações sociais na prática.

Para fazer um estudo do meio segundo a abordagem de Abud, Silva e Alves (2010), é importante seguir algumas etapas organizadas que envolvem planejamento, execução e avaliação.

Etapas_estudos-do-meio

No caso da educação bilíngue, é fundamental que na parte inicial de contextualização, o professor mostre imagens de onde será a saída de campo, do que cada um precisará levar, de como vai ser a ida e a volta etc. Essa mediação inicial em Libras é fundamental.

Na parte de finalização do estudo do meio também é importante registar a experiência em Libras através de vídeos, fotografias e cartazes expositivos. Pode-se solicitar também a produção escrita de um relato da visita, respeitando as singularidades do português como segunda língua.