2.4 Jogos e atividades lúdicas

O uso de jogos tem se mostrado uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois torna o aprendizado mais atrativo e significativo.

Ao incorporar elementos lúdicos ao processo educativo, os alunos se sentem mais motivados a participar ativamente das aulas e a construir conhecimento de forma colaborativa.

Os jogos educativos, para Celso Antunes (1998), são muito mais do que simples formas de entretenimento: são estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento integrado das capacidades cognitivas. Conforme o autor, “o desenvolvimento das inteligências se processa de maneira mais acentuada quando premiadas pela oportunidade de estímulos” (p. 17).

Nesse sentido, o jogo assume uma importância singular no contexto escolar, sobretudo por sua condição de estímulo completo, capaz de ativar diferentes potencialidades — linguística, lógico‑matemática, espacial, musical, entre outras — simultaneamente.

Essa prática vai ao encontro da visão de Huizinga (2004), que defende que “o jogo é uma função significativa". Ele contribui para a formação da cultura, sendo uma atividade humana tão essencial quanto o pensamento racional”. Dessa forma, o uso de jogos e dinâmicas no ensino de História não apenas estimula o interesse dos alunos, mas também fortalece o desenvolvimento do pensamento histórico desde os primeiros anos escolares.

Na educação de surdos, o uso de jogos também se apresenta como uma estratégia valiosa para promover a aprendizagem significativa, especialmente no ensino de História. Ao utilizar recursos visuais, interativos e narrativos, os jogos educativos podem ser adaptados para respeitar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e facilitar a compreensão dos conteúdos por meio de imagens, gifs, vídeos e animações. A ludicidade contribui para a quebra de barreiras linguísticas e favorece a participação dos alunos surdos em contextos de aprendizagem mais acessíveis.

De acordo com Strobel (2009, p.35), “é fundamental que o processo educativo do aluno surdo esteja ancorado em práticas visuais, bilíngues e interativas, que respeitem sua identidade linguística e cultural”.

Nesse sentido, os jogos, quando pensados de forma bilíngue, não apenas motivam os estudantes surdos, mas também valorizam sua cultura e ampliam suas possibilidades de interação com os conteúdos históricos e geográficos de forma crítica e envolvente.

Na prática

Vamos entender melhor como utilizar os jogos para o ensino de ciências humanas na educação bilíngue? E ainda aproveitar e conhecer um pouco mais da Libras?

Apresentamos abaixo um exemplo de jogo da memória que pode auxiliar estudantes surdos e ouvintes a aprender e praticar de forma lúdica os conhecimentos de conceitos históricos de forma bilíngue.

Observe que para a construção do jogo foram utilizadas estratégias mistas na formação de pares:

1) palavra em português e o sinal em Libras;

2) sinal em Libras e a imagem representativa;

3) sinal em Libras e sinal em escrita de sinais.

Esse tipo de jogo você pode realizar com os alunos de forma virtual, ou pode imprimir as peças e aplicar com a turma. Você pode iniciar, por exemplo, desafiando os alunos a fazerem a ordenação dos pares em uma primeira etapa, para conhecerem o vocabulário, e depois propor o jogo como jogo da memória.

Abaixo apresentamos um exemplo de jogo criado para ouvintes e que foi aplicado com turmas de surdos. Nesse caso, o material em si foi pouco adaptado, ficando apenas ao encargo da professora fazer a mediação em Libras.

Quando o professor domina a língua de sinais, muitos materiais que seriam para ouvintes podem ser utilizados com surdos. Esse é mais um motivo para você aprender Libras.

Figura 9 - Jogo da memória visual: Deuses Gregos

Jogos

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

Figura 10 - Dominó Visual: revisão de vocabulário do Egito Antigo

Dominó

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

Os Jogos de tabuleiro também são uma ótima opção para desenvolver conteúdos de forma bilíngue. No exemplo abaixo foi produzido um jogo de tabuleiro que, além de referências visuais, traz incorporados QR Codes com links para os vídeos das questões traduzidas para a Libras.

Figura 11 - Jogo de Tabuleiro

Tabuleiro

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

Saiba mais

Se você quiser conhecer e utilizar esse jogo de tabuleiro que aborda assuntos de História, disponibilizamos o material para você aproveitar com seus alunos.

Jogo Tabuleiro Pré-história