1. INICIANDO UM DIÁLOGO EM LIBRAS

Agora que você já treinou o alfabeto manual e os sinais básicos para cumprimento, vamos ao primeiro diálogo em Libras. Mas, você já sabe fazer perguntas em Libras? Vou te explicar!

Em português, temos um cantado diferente na última palavra da frase interrogativa. Em Libras, temos uma expressão facial diferente. Quando a pergunta exige uma explicação, do tipo “Por quê? Quando? Como? Qual o seu nome? Qual a sua idade?”, a expressão facial é feita com um leve levantamento da cabeça e franze-se a testa. Essa expressão é usada no último sinal da frase.

Há perguntas simples que podem ser feitas apenas com um sinal e a expressão facial de pergunta. Nesses casos o advérbio de interrogação está sendo suprimido, como na imagem abaixo:

perguntas simples

Temos as sinalizações:

(1) NOME? (para qual o seu nome?)

(2) SINAL? (para qual o seu sinal?)

(3) IDADE? (para qual a sua idade?)

Nesses exemplos a pergunta está sendo direcionada para quem o sinalizador está olhando, nesse caso pode-se inferir que seria VOCÊ/TU/Segunda_Pessoa.

Assista ao vídeo que segue no qual ensino como fazer pergunta cuja resposta seja uma explicação.

Lembre-se de usar a sua ficha/caderno de anotações. Registre os sinais e palavras novas que você for aprendendo neste caderno pedagógico. Faça isso ao final de cada atividade.