1 Livros didáticos

1.2 Design Instrucional

Designer Instrucional (DI) é o responsável pela adequação dos materiais didáticos do curso ao público a que se destina, à linguagem dialógica e ao modelo pedagógico. Geralmente, é um profissional do da área da educação com experiência em EaD, que analisa e participa de forma constante de todo o processo de produção do curso.

Mesmo antes do professor conteudista elaborar seu material, o DI já exerce seu papel entrando em contato com esse professor, informando prazos, encaminhando orientações e templates com especificações mínimas para o projeto, colocando-se à disposição para esclarecimentos e orientações.

Segundo o Guia do Designer Instrucional, o DI é um profissional que desenvolve atividades relacionadas a soluções educacionais, o que exige organização, planejamento, coordenação e conhecimentos de diferentes áreas.

De acordo com Filatro (2008), a atuação do designer instrucional acontece em dois níveis, o macro e o micro. No nível macro são desenvolvidas atividades que estão relacionadas ao gerenciamento do projeto educacional como um todo, tendo como foco o direcionamento da aprendizagem do aluno de acordo com os objetivos e competências propostos pelo projeto do curso. Já no nível micro, a atuação do designer instrucional está centrada na organização e adequação do conteúdo elaborado pelo professor, cujo objetivo principal está em apresentar um material dentro dos padrões da instituição, alinhado à proposta pedagógica do curso, contribuindo assim para o desenvolvimento da competência esperada do estudante.

Ainda conforme o Guia do Designer Instrucional que disponibilizamos neste Tópico, observa-se que esse profissional é responsável pelo diálogo pedagógico com os docentes e com a equipe de produção, apresentando-se como um importante mediador na construção do curso. Dentre suas principais atividades, destacam-se:

  • orientação e assessoria ao professor conteudista;
  • organização do material seguindo a metodologia adotada pela instituição;
  • adequação da linguagem para EaD;
  • criação de estratégias que valorizem as potencialidades e os recursos e mídias disponíveis no curso;
  • inclusão de recursos didáticos, como ilustrações e ícones, que facilitem a compreensão e aprendizagem do aluno;
  • estruturação do conteúdo considerando o perfil do futuro estudante;
  • mediação entre os diferentes profissionais envolvidos na produção;
  • acompanhamento das atividades de elaboração do conteúdo pela equipe de produção.

A seguir, conheceremos o trabalho de outros profissionais que compõem a equipe de produção de materiais didáticos.