2 Vídeos Didáticos

2.2 Estrutura de um roteiro

1. APRESENTAÇÃO

No início do roteiro, é importante que haja um texto com apresentação da videoaula - preferencialmente algo que prenda a atenção, deixando o aluno curioso e motivado durante todo o vídeo. Evite temporariedade (bom dia, boa noite etc). Neste momento inicial, é interessante buscar "quebrar o gelo" e explorar a empatia do apresentador/locutor, para que se crie um cenário aconchegante, acessível, de proximidade, que instigue o aluno a conhecer os conteúdos e a realizar as atividades.

2. CONTEÚDO PLANEJADO

Texto que aborda o conteúdo planejado de forma direta, afinal, quanto menos tempo você utilizar para expor o conteúdo, maior a chance de você prender o aluno.

3. TEXTO DE DESPEDIDA

Texto de encerramento da videoaula, chamando para alguma ação, como dicas de leituras ou algumas tarefas para aprendizagem do conteúdo, entre outras.

Estes três passos são básicos para a produção do roteiro de qualquer videoaula, mas quanto mais detalhado o roteiro for, mais segurança e desenvoltura você terá durante a filmagem. Entretanto, lembre-se: um toque de improviso não faz mal a ninguém e pode fazer toda a diferença no resultado final.

Parece fácil, não é mesmo? Vamos ver alguns exemplos de estruturas de roteiros:

Videoaula EaD (exemplo1)

Videoaula EaD (exemplo2)

Videoaula EaD (exemplo3)

Início

Apresentação do conteúdo

Abertura com uma pergunta para reflexão

Apresentação tradicional com o nome e o tema da aula

Ponto de Virada 1

Arte / Apresentação de slides

Uso de objetos não-digitais, como o quadro

Ilustração com imagens para serem apresentadas diretamente para o aluno, com a narração do professor

Meio

Conteúdo, Atividades, Exemplos práticos

Relação da pergunta com o conteúdo da aula

Desenvolvimento do conteúdo

Desenvolvimento do conteúdo com o uso de imagens para ilustrar

Ponto de Virada 2

Arte / Animação

Uso de objetos não-digitais

Mudança de ambiente

Fim

Conclusão

Clímax, resposta à pergunta

Resolução do problema e anúncio da próxima aula.

Com estas informações, você já pode começar a colocar suas ideias no papel. Fique tranquilo, o roteiro é elaborado em conjunto com a equipe de produção de materiais, que certamente vai te ajudar a aprimorar a videoaula proposta. O importante é começar a colocar suas ideias no papel!

Lembre-se, após as gravações, a videoaula passa por todo um processo de edição antes da versão final. Então não se preocupe com erros de gravação, pois a equipe estará disponível para realizar o melhor trabalho possível.