2 Vídeos Didáticos

2.3 Dicas para a produção de videoaulas

  • Utilize frases curtas, concisas e diretas, de preferência na ordem direta: sujeito+verbo+predicado.
  • Evite expressões repetitivas que muitos falam durante os vídeos, como né, então, tipo, entende, sabe?, entre outras, que acabam por tornar a aula muito cansativa. Além disso, utilize o mínimo possível jargões, a menos que você saiba que seu público tem conhecimento prévio sobre o tema ou é mais experiente na área.
  • Se você utilizar slides para a apresentação, lembre-se de que não há necessidade de incluir todo o texto neles. Em vez disso, crie slides com ideias-chave ou conceitos que precisam ser enfatizados, ou ainda inclua recursos visuais ou tabelas que ajudarão os alunos a compreender melhor o assunto.
  • Leia várias vezes o seu roteiro, pois na leitura você perceberá quais pontos estão confusos. Ao realizar esse procedimento, tente se colocar no lugar de quem irá assistir seu vídeo. Não precisa ser formal nem usar palavras difíceis. Ser muito formal e usar palavras complexas pode não ser a melhor forma de atrair a atenção dos seus alunos. Leia-o em voz alta para se certificar de que ele flui e não soa muito forçado.
  • Utilize pontos de corte. Considere a criação de pausas nos pontos que você deseja enfatizar, para permitir que seus alunos reflitam sobre o tema.

Você percebe como a forma de construção da sua videoaula pode aumentar o interesse dos seus alunos pelo conhecimento da sua unidade curricular, sendo esse ferramenta didática decisiva no aprendizado dos participantes de um curso?

E então, equipe docente? Vamos começar a pensar na produção de videoaulas?