4.2. Construído e aprovado o PPC, como realizar a oferta?

O CERFEaD reúne uma equipe, ainda reduzida de servidores, que poderá auxiliar na construção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, bem como na elaboração de materiais didáticos, em articulação com as equipes dos câmpus.

Este Centro de Referência também poderá auxiliar em todo o processo de seleção de tutores e professores e na sua capacitação.

Nesta primeira etapa da implantação dos NEAD, os coordenadores verificarão em seu câmpus as possibilidades de ofertas em EaD a partir da expertise e interesse do próprio câmpus.

O NEAD poderá ofertar cursos já na modalidade EaD, porém com recursos próprios. Para oferta financiada pelos programas do governo federal, deve-se seguir o trâmite e o cronograma de cada programa. Informações específicas podem ser obtidas por meio da direção e chefia do Departamento de EaD.

Sugere-se, desde já, que os coordenadores iniciem a construção dos PPCs dos cursos de interesse em iniciar oferta. Somente o PPC aprovado pelo CEPE poderá participar de articulação junto aos programas federais para apoio e fomento, quando os referidos programas abrirem edital de oferta. Os programas junto aos quais atuamos, no momento, são UAB, e-Tec e Unasus. Alguns destes programas têm mostrado sinais de esgotamento no provimento de recursos, de modo que temos buscado identificar formas de realizar ofertas com recursos próprios, institucionalizando cada vez mais a educação a distância no IFSC.

O curso elaborado pela equipe do NEAD será do câmpus a qual este pertence. Toda a gestão do curso será feita pelo Câmpus/NEAD, cabendo ao CERFEaD a articulação de apoio e financiamento junto aos programas já citados, quando possível, a orientação pedagógica e a produção de materiais didáticos impressos e digitais em rede.

O câmpus interessado em propor cursos na modalidade a distância, contando com a articulação do coordenador de NEAD, deve realizar discussões em busca de estratégias para viabilizar a oferta de cursos, com ou sem fomento externo.