4.1. Docência Presencial e a Distância

Cursos que necessitam de atividades presenciais em polo de apoio, como os cursos de graduação, precisam de docentes que acompanhem a turma presencialmente. Estes docentes atendem os estudantes no polo, especialmente no desenvolvimento das atividades acadêmicas, fomentando o hábito da pesquisa; esclarecendo dúvidas em relação a conteúdos específicos, notadamente quanto ao uso das tecnologias de comunicação e informação disponíveis; auxiliando nos momentos presenciais obrigatórios, tais como avaliações, aulas práticas em laboratórios, apresentação de trabalhos, atividades coletivas ou individuais, entre outras. Acreditamos na importância de buscar parcerias com as prefeituras para viabilizar esta docência em polos de apoio presencial em municípios que não possuem um câmpus do IFSC.

A docência presencial em cursos ofertados nas dependências dos próprios NEADs do IFSC, por sua vez, poderá ser planejada como carga horária de ensino de docentes que possam acompanhar a turma nos períodos previstos no Projeto Pedagógico de Curso. Geralmente, este acompanhamento presencial acontece uma vez por semana no NEAD.  

Em relação à docência a distância, também é preciso trabalhar no sentido de estabelecer normas de organização da oferta. Um docente que ministra uma unidade curricular presencial poderá ofertá-la a distância? Como organizar a carga horária e o plano de trabalho deste professor? Este planejamento deve ser analisado no contexto de cada Câmpus, em busca de uma política institucional.