Como posso contribuir para a redução de riscos em Porto Alegre

Como posso contribuir para a redução de riscos em Porto Alegre

de Nathália Leal de Carvalho -
Número de respuestas: 0

Porto Alegre é um município que convive historicamente com riscos de enchentes e outros eventos climáticos extremos, acredito que minha contribuição para a redução de riscos e desastres pode ocorrer de diferentes formas, alinhadas aos princípios dos Núcleos Comunitários de Produção e Defesa Civil. Uma primeira forma de atuar é pela mobilização comunitária, participando de reuniões, palestras e simulados promovidos pela Defesa Civil, para fortalecer a cultura de prevenção entre vizinhos e familiares.

Também posso colaborar na multiplicação de informações, repassando orientações corretas sobre rotas de fuga, pontos de abrigo e medidas de segurança em situações de emergência, ajudando a combater boatos e desinformações. Além disso, é possível contribuir por meio de práticas cotidianas, como a limpeza de terrenos e descarte adequado de resíduos, reduzindo o risco de obstrução de bueiros e agravamento de alagamentos.

Outra frente importante é o uso consciente da água e da energia, adotando hábitos mais sustentáveis e incentivando a comunidade a pensar em resiliência ambiental. Também posso buscar participar de projetos de voluntariado em Defesa Civil, apoiando ações de arrecadação, organização de abrigos e assistência às famílias atingidas em momentos críticos. Dessa forma, percebo que, mesmo em escala local, cada atitude contribui para fortalecer uma rede de solidariedade e proteção, tornando Porto Alegre uma cidade mais preparada e resiliente frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.