Ao refletir sobre como posso contribuir para a redução de riscos e de desastres no território onde moro, em Teófilo Otoni/MG, percebo que minha participação ativa é fundamental para fortalecer a cultura de prevenção em minha comunidade. Uma das formas mais importantes de colaborar é me engajar nas ações propostas pela Defesa Civil e pelos Núcleos Comunitários, ajudando a identificar áreas de risco e compartilhando informações com vizinhos e lideranças locais. Atitudes simples, como evitar o descarte de lixo em rios e bueiros, observar sinais de possíveis deslizamentos e comunicar situações suspeitas às autoridades, já representam uma contribuição significativa. Além disso, posso auxiliar na conscientização das pessoas ao meu redor, reforçando a importância de práticas seguras e do respeito ao meio ambiente, já que muitas tragédias estão relacionadas à ocupação irregular e ao uso inadequado do solo. Outra forma de contribuição é participar de capacitações e treinamentos oferecidos pela Defesa Civil, pois o conhecimento adquirido possibilita agir de maneira adequada em emergências e apoiar outras pessoas em situações de calamidade. Ao assumir um papel ativo em Teófilo Otoni, tanto na prevenção quanto na disseminação de informações, contribuo não apenas para a segurança da minha família, mas também para a resiliência coletiva da comunidade em que vivo.
Minha contribuição para a redução de riscos em Teófilo Otoni/MG
The due date for posting to this forum is Monday, 6 October 2025, 9:00 PM.