Como posso contribuir para redução de riscos e de desastres no território onde moro

Como posso contribuir para redução de riscos e de desastres no território onde moro

de Beatryz de Almeida Alcantara -
Número de respuestas: 0

Ao refletir sobre a importância dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), percebo que cada cidadão pode contribuir para tornar sua comunidade mais segura e resiliente. No território onde moro, acredito que a primeira forma de colaboração é participar ativamente das campanhas educativas promovidas pela Defesa Civil e repassar essas informações para vizinhos, amigos e familiares. A conscientização sobre riscos, como alagamentos, vendavais e quedas de árvores, é fundamental para que a população saiba como agir de forma preventiva e durante uma situação de emergência.

Outra maneira de colaborar é identificar e comunicar à Defesa Civil situações que possam representar perigo, como bueiros entupidos, árvores com risco de queda ou áreas sujeitas a alagamento. Além disso, posso ajudar na construção de uma rede de solidariedade com meus vizinhos, pensando em planos de apoio mútuo em caso de necessidade, como oferecer abrigo temporário, ajudar pessoas idosas ou com deficiência e participar de treinamentos de primeiros socorros.

Por fim, acredito que minha participação cidadã também pode ocorrer no engajamento em debates sobre sustentabilidade urbana e planejamento da cidade, já que reduzir os riscos de desastres também envolve pensar em políticas públicas de ocupação do solo, preservação ambiental e infraestrutura adequada. Assim, pequenas atitudes individuais, somadas às ações coletivas, fortalecem a cultura da prevenção e contribuem para um território mais preparado diante dos desastres.