ACESSIBILIDADE ASSISTIVA NA INTERNET

ACESSIBILIDADE ASSISTIVA NA INTERNET

por Sandra Simone Bianchessi -
Número de respostas: 1

                     INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

                       CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

    CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO

                    TECNOLOGIA ASSISTIVA-BARREIRAS

 

  Sandra S. Bianchessi, Ana Maria Portilho

   RESUMO

       O objetivo desta pesquisa empírica, é abordar pelo método indutivo e qualitativo, sendo nosso objeto,  site de Atrativo Turístico e suas acessibilidades digitais. O  sujeito desta pesquisa é o site,  trem do corcovado.rio, que informa sobre o passeio ao  Cristo Redentor  através do Trem do Corcovado que está situado e faz percurso através do atrativo Unidade de conservação Parque Nacional da Tijuca/RJ.

        Através de fotos, informações para acessar o parque, a história do Atrativo e monumento histórico, foi possível fazer uma avaliação da estrutura do site, e observar como foi desenvolvido as publicações com o formato, onde as pessoas possam navegar e buscar informações sobre o atrativo, exibindo a importância de ter este recurso para programar este passeio.

        E nos dias atuais, cada vez mais as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, estão inseridas neste contexto, e direitos preservados por leis e normas, que validam para que sejamos uma sociedade igualitária.                                                   Esta pesquisa analisará, a acessibilidade digital para pessoas com deficiências,  trazendo um conceito de inclusão de acordo com a, Lei 10.098/00 de acessibilidade e o Decreto 5626/05,  que regulamenta a de acessibilidade, e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) n. 13.146,DE 2015. Com o objetivo de identificar quais tipos de sites trazem acessibilidades para todos .

 

   INTRODUÇÃO

       As análises são essenciais para que sites possam proporcionar tecnologias assistivas, para  que todos tenham acessibilidade, e navegar com autonomia. Com o avanço da tecnologia da informação, os empreendimentos têm utilizado ferramentas estratégicas de marketing para se comunicar com seu público-alvo, e promover seus produtos e serviços,  com inovações cada vez mais avançadas. No Turismo não é diferente, os sites de Atrativos Turísticos, colocam muitas informações e imagens do atrativo para atrair os  turistas.

       O instrumento deste estudo de caso, foi a análise visual de um compilado de diversas formas de divulgação. navegando nas páginas do site, avaliando possíveis acessibilidades para qualquer pessoa obter informações, com intuito de encontrar no site uma tecnologia com acessibilidade assistiva, fornecendo melhor desempenho ao navegar. 

        Será apresentada a pesquisa de duas formas: a descrição de como é a estrutura do site em trazer as informações do atrativo ao navegar,  observando se à acessibilidade assistiva.  Seguindo uma análise voltada ao meio ambiente e a segurança do atrativo e sua acessibilidade física. 

 

     Declaração dos Direitos Humanos , Artigo I

      “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade".

 


 

   COLETA e ANÁLISES

        É possível observar ao acessar o site na página principal, o cabeçalho do lado esquerdo, traz slogan do trem do corcovado com a imagem do Cristo Redentor, ao lado o slogan do Parque Nacional da Tijuca, e o slogan do ICMBio, no site a opções de abrir paginas que traz a história de quando e como foi construído o trem e o cristo, que são culturais e sobre o Parque e sua mata atlântica, fauna e flora, e política de privacidade.

       Já abaixo tem páginas com imagens de diferentes espaços do atrativo e cada página traz valores dos ingressos para diferentes públicos e  informações sobre o percurso em todas as páginas têm as mesmas informações. O site demonstra a preocupação, não só como empreendimento, mas priorizando o cuidado ao meio ambiente, a segurança e a acessibilidade física.                                                                                            

Trechos do site,

     “É também um passeio ecológico. O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica, considerado um exemplo de preservação da natureza. E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta: o trem é elétrico e, por isso, não polui; além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo), para a conservação da mata. Segunda maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem. 

   Aqui relata segurança ao percorrer o passeio de trem,

     “A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da Suíça modelos mais modernos e seguro”. 

   E sobre acessibilidade o texto traz,

      "Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes”.

 O Complexo Turístico dispõe de elevadores para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados”.  (https://www.tremdocorcovado.rio)

        Página dos PCDs, fala que:  - O ingresso PCDs é destinado às pessoas com deficiência. Para usufruir do benefício é obrigatório a apresentação de documento oficial com foto e Cartão Especial, Vale Social, Passe Federal, CRAS ou laudo médico (original ou cópia autenticada) emitido por órgão público de saúde. O acompanhante do PCDs terá direito a comprar um ingresso PCDs, desde que comprovada a necessidade no laudo médico apresentado”. Obs.: O local dispõe de elevadores e escadas rolantes.. (https://www.tremdocorcovado.rio)

         Na acessibilidade física, o site relata ter acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, porém só há informações que o atrativo oferece: elevadores panorâmicos, escadas rolantes e banheiros adaptados, que ressalta a necessidade de melhorias no atendimento físico.                                                                      

        A análise do espaço físico destaca: necessidades de  profissionais que falem em braille, para receber os turistas que necessitem deste recurso, oferecendo informações e orientações, outro profissional nos guichês, para dar agilidade ao atendimento e diminuir o tempo em fila. Seria interessante ter um guia que fale em braille para expor a história do parque, fazendo um guiamento de acessibilidade. Fica evidente que o site traz diversas informações, e uma forma de fácil acesso, porém falta se adequar a tecnologia assistiva, para que uma pessoa portadora de necessidades especiais consiga ter autonomia para navegar.                                                                                                          

      Na análise do site, foi possível na página principal perceber que não há acessibilidade pois deveria ter recursos assistivos, para dar a opção que reproduz as informações para quem tem deficiência auditiva e visual assim poderiam ter autonomia. O vídeo que contém no site mostra o percurso do passeio, mas  deveria ter áudio descrevendo as imagens. O site também poderia dar mais informações sobre acessibilidade da estrutura do parque pois são informações básicas e necessárias.                                                                                                                          CONCLUSÃO

       No site, tremdocorcovado.rio, foi possível observar que a tecnologia propicia um acesso ágil às informações completas sobre toda a estrutura do parque. O site se torna  Interessante, pela praticidade de obter informações diretas sobre o que se procura, e também por trazer outras informações turísticas. Tem várias imagens dos atrativos naturais e monumentos.                                                                                           Contudo percebe-se,  que há acesso disponível ao  Público com mobilidade reduzida no espaço físico do parque, porém  a página onde é específica para PCDs, informa seus direitos, mas é muito  destacada  a exigência de diversos documentos e comprovações do estado de saúde da pessoa  para o ingresso dos PCDs ao Parque. É um atrativo turístico com uma tecnologia bem avançada, e mesmo com todo este avanço os PCDs enfrentam demora  no momento da compra do bilhete.           Também Seria de grande valia, ter as dimensões destes espaços que,  será utilizado por pessoas com mobilidade reduzida, para que acessando este site,  tenha a informação da  acessibilidade do local, onde pretende visitar.       

             “Percebe-se que há uma enorme necessidade de capacitação de colaboradores mais avançados, assim  proporcionando uma interação mais ágil e acessível a uma sociedade  em  geral”. ( Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil –  Cartilha 4 – capítulo 2.Pg 9.)

         “Sendo que o ser humano apresenta uma enorme diversidade nas suas aptidões e características, sejam elas de natureza, físicas ,intelectual ,emocional, comunicacional, social e cultural as quais implicam diferentes maneiras de perceber, compreender e interagir com os  atrativos e com o relacionamento com os colaboradores”.( Cartilha 4 capítulo 1 pág.  7) 

   Como objeto de pesquisa, analisado demonstra  que necessita de se adequar a tecnologia assistiva para trazer  acessibilidade digital, para possibilitar que todas as pessoas possam usufruir desta tecnologia, como diz no texto:

  Acessibilidade na web, descreve o seguinte:

                “Acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web. E mais. Ela também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas idosas com capacidades em mudança devido ao envelhecimento”[4].(Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil- Cap. 2 pg. 21)

   E seguindo, um dos fundamentos principais da responsabilidade social, que diz: “Responsabilidade social, é o respeito pelo estado de direito que implica em ações dentro das empresas que ultrapassem o ato de conformidade  com as leis”(Lei n.13.146,de 2015), conhecida como, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO(LBI), na busca pela  melhoria da acessibilidade assistiva, não só para as pessoas com deficiência, mas para qualquer categoria de usuário em todos os cenários compartilhados na sociedade.

          “Um  atrativo criado sem considerar essa  diversidade relata a cartilha 3 [ 1] pode dificultar ou impedir- O acesso de um grande número  de pessoas a  usufruir dos atrativos turísticos sendo os mais prejudicados os tuítes com mobilidades reduzidas.”  (Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil- 3 Cap. 1)

REFERÊNCIAS

Cartilha de Acessibilidade na Web do W3C Brasil

https://moodle.ifsc.edu.br/pluginfile.php/299296/mod_resource/conten

https://www.tremdocorcovado.rio/