Avaliação de acessibilidade em Buenos Aires

Avaliação de acessibilidade em Buenos Aires

por Andriely Melim -
Número de respostas: 1

Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis Continente 

Unidade Curricular: Acessibilidade no turismo 

Discentes: Andriely Melim e Sofia da Silva 

 

                                                              Avaliação de acessibilidade em Buenos Aires 

 

Este trabalho abordará a cidade de Buenos Aires, analisando desde o momento da pesquisa do PCD até o momento que for realizar a visita nos pontos turísticos. Disponível em: Acessibilidade em Buenos Aires: guia de turismo – Aguiar Buenos Aires. Acesso em 18 de Março de 2024.

Partindo do conceito disposta na Declaração dos Direitos Humanos, Artigo 1º  “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade” 

Fica claro que todos têm direitos iguais, independente das condições todos precisam que barreiras sejam quebradas e possam perceber, entender, navegar e interagir de maneiras efetivas com as páginas.

De acordo com o vídeo: Acessibilidade na internet disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmQPNy1xNB8&t=39s. Acessibilidade: “É a capacidade de um produto atender às necessidades e preferências das pessoas sendo também compatível com tecnologias assistivas.” (Dias; 2003; p 106). O site apresenta a acessibilidade na cidade de Buenos aires, mostrando como a cidade pode ser ótima para todos que planejam fazer a viagem, trazendo dados como guia acessível disponível em várias línguas incluindo a língua de sinais, mapa interativo de lugares acessíveis e lista de prestadores turísticos distintos nas diretrizes de acessibilidade. Porém o site apresenta uma lacuna para as ferramentas disponíveis, como por exemplo não traz vídeo para aqueles que se comunicam através da língua de sinais, como também não apresenta áudio para cegos.

No texto estudado são fornecidas informações sobre o Guia de Turismo Acessível em Buenos Aires, são apresentadas informações sobre os seguintes circuitos: San Nicolás, Casco Histórico, La Boca, San Telmo, Recoleta, Retiro, Puerto Madero, Palermo, Belgrano, e Balvanera. Entretanto, faltam informações sobre outros destinos da cidade, dificultando a referência sobre diferentes locais.

   De acordo com o texto, é possível encontrar informações sobre os pontos turísticos da cidade, como banheiros adaptados, locais com fácil circulação, guias auditivos, e outras adequações necessárias para pessoas com deficiência. Dessa maneira, torna-se viável a locomoção dessas pessoas pela cidade. Também destaca-se a presença de ícones que indicam diferentes tipos de acessibilidade presente no local, bem como assistência de linguagem de sinal, áreas de descanso e visitas guiadas.

Tendo em vista estes pontos, é possível perceber que existem muitas informações e locais acessíveis para pessoas com deficiência. Sendo assim, pode-se considerar um destino descomplicado para pessoas que necessitam de uma infraestrutura abrangente.