CUIDAR

CUIDAR – cuidar de algo, vigiar sobre algo. Sinal derivado do verbo VER, pois para cuidar de algo/alguém precisa estar olhando sobre este algo/aguém. É como se cada ponta de dedo fosse um de nossos olhos.

Cuidar é um verbo com concordância. Veja mais detalhes no post “Verbos com Concordância na Libras“.

Abaixo segue exemplos de CUIDAR em várias situações e também com diferentes formas de duração da ação de cuidar. Faz-se isso mudando levemente o movimento.

CUIDAR – sinal básico. Cuidar da casa, cuidar do jardim, etc. Por metáfora também pode significar EMPRESTAR (deixar algo aos meus cuidados, sob meus olhos: emprestar dinheiro, emprestar um livro)


CUIDAR continuo/ininterrupto – cuidar de uma criança em um parquinho, precisa cuidar sem tirar os olhos de cima.


CUIDAR durativo/duracional – algo que se cuida de forma repetitiva, mas não ininterrupto. Ex.: Eu sempre cuido do meu jardim. Eu sempre cuido da minha alimentação. O “sempre cuido” traduz-se por esse único sinal: CUIDAR_durativo.


EMPRESTAR/CUIDAR – me empresta algo, deixe algo sobre os meus cuidados.


CUIDAR habitual: algo que se cuida habitualmente. Ex.: Eu cuido do meu jardim. Esse CUIDAR não é um evento único, mas algo que é um hábito.


CUIDAR/VIGIAR/FISCAL – a partir de metáfora faz-se o sinal VIGIAR/VIGIA, pois está-se cuidando de algo, vendo algo, fiscalizando algo. Pode-se uar este sinal para o vigia de um prédio, ou um fiscal de concurso.


» Glossário de Libras