INDIFERENTE

INDIFERENTE (1): expressão idiomática sem um bom correspondente no português. Significa “não estou a fim”, “isso não me agrada”, “que coisa mais absurda”, “estou sem vontade de prestar atenção a isso”. Esse sinal não se faz quando se está conversando com uma pessoa para dizer a ela que você não quer algo, ou não está interessado no que a pessoa está dizendo, seria muito grosseiro. Usa-se esse sinal quando se está narrando um evento, um fato e está explicando para o interlocutor que o seu sentimento naquela situação/evento era esse. Esse sinal é o nome de um sentimento que em português a gente não tem um nome.

O nome “indiferente” a este sinal é por ter um significado mais próximo a alguns usos, mas não há em português uma palavra que expresse o mesmo significado desse sinal da Libras, sempre tem que explicar.

sinal

Exemplos de uso do sinal acima: Em português “semana passada vi um carro fazer umas barberagens até que bateu, eu fiquei indignado, com um sentimento esquisito tamanho o absurdo da situação“. Em Libras toda essa parte em negrito poderia ser substituída pelo sinal “INDIFERENTE” acima mostrado, pois esse sinal é o nome do sentimento que a pessoa tenta descrever acima.

Um outro uso do sinal acima seria: “O meu amigo veio conversar comigo, me dá um conselhos e falando um monte de coisa, eu não estava nem aí para o que ele dizia.” Toda essa parte em negrito poderia ser substituída pelo sinal “INDIFERENTE” acima, pois esse sinal é o nome do sentimento que a pessoa tentou explicar na frase acima.

INDIFERENTE (2): variação do sinal acima, usa-se a mão para representar a cabeça.

» Glossário de Libras