Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  3  4  (Próximo)
  Todos

E

EDUCAÇÃO - ENSINO

EDUCAÇÃO/ENSINO – relativo a educação escolar, ao ensino escolar. Também refere-se ao processo dos adultos ensinarem, educarem, uma criança.


Link do registro: EDUCAÇÃO - ENSINO

EDUCADO - EDUCAÇÃO

EDUCADO/ EDUCAÇÃO – relativo ao comportamento de uma pessoa educada, respeitosa, bem comportada.


Link do registro: EDUCADO - EDUCAÇÃO

ELE - ELA

ELE (1) – apontar para um terceiro elemento do discurso sem olhar para esse elemento. O olhar fica direcionado para a pessoa com quem se está conversando, ou seja, olha-se para o “você”.


ELE (2) – não há uma forma única de fazer o sinal ELE, pois deve-se apontar para a quem ou o que se está referindo, quando presente, ou aponta-se para um local no espaço para representar a pessoa/ser vivo/objeto a que se está referindo. Veja o artigo Como Estabelecer os Referentes no Espaço de Sinalização.


Link do registro: ELE - ELA

ELETRECISTA

ELETRECISTA – profissão


Link do registro: ELETRECISTA

EMPREGADO DOMÉSTICO

EMPREGADO DOMÉSTICO – profissão


Link do registro: EMPREGADO DOMÉSTICO

EMPRESA

Link do registro: EMPRESA

ENGANAR – TRAIR

ENGANAR – TRAIR – FALHAR COM A PESSOA – é um verbo com concordância.

Também usado para dizer que faltou ao trabalho ou faltou a aula, pois está "traindo", "enganando" o compromisso com o trabalhou ou escola.


Link do registro: ENGANAR – TRAIR

ENGENHEIRO -

ENGENHEIRO – profissão, ENGENHARIA



Link do registro: ENGENHEIRO -

ENGRAÇADO – PIADA – COMÉDIA


Detalhes da sinalização:


Link do registro: ENGRAÇADO – PIADA – COMÉDIA

ENSINAR

ENSINAR: o verbo ENSINAR em Libras é um verbo com concordância, isto é, a direção do verbo inicia na pessoa que está ensinando e aponta para aquele que está sendo ensinado. Veja mais detalhes em VERBOS COM CONCORDÂNCIA. Quando quer sinalizar ensinar de uma forma geral, ou falar sobre “o ensino, a educação”, pode-se usar a forma do verbo abaixo (eu ensinar ele).

ENSINAR (2) – “ele ensinar eu”. O movimento do sinal inicia em quem está ensinando e vai na direção de quem está sendo ensinado. Veja mais detalhes abaixo.



Link do registro: ENSINAR

ENTÃO


Link do registro: ENTÃO

ENTENDER

ENTENDER – variações da sinalização. É um verbo sem concordância.



Link do registro: ENTENDER

ENTERRO

ENTERRO – enterro de uma pessoa ou animal que morreu.


Link do registro: ENTERRO

ENTERRO - MORTO

MORRER E ENTERRAR – para significar enterro de algo/alguém que morreu

SINAL

Link do registro: ENTERRO - MORTO

ENTRAR

O significado "entrar" varia conforme o que está entrando, onde está entrando e como está entrando. Veja alguns exemplos:

ENTRAR (1) – sinalização comum e sem marcação.




ENTRAR (2) – entrar por uma porta, uma abertura, em uma caverna.




ENTRAR (3) – entrar 1 pessoa. É possível quantificar quantas pessoas estão entrando.


ENTRAR (4) – entrar 2 pessoas. Dessa forma é possível quantificar até 4 pessoas que estão entrando, pasta utilizar os números 3 e 4. Abaixo estão entrando 2 pessoas.


Link do registro: ENTRAR

ESCOLA

ESCOLA – sinal composto dos sinais CASA+ESTUDAR


Link do registro: ESCOLA

ESCOLHER

Link do registro: ESCOLHER

ESCONDER

Link do registro: ESCONDER

ESCREVER

ESCREVER (1) – escrever com uma caneta, ou com um lápis. Pode ser usado como uma forma genérica para escrever ou escrita quando não se tem no contexto a forma em que está se escrevendo.


ESCREVER (2) – em uma máquina de escrever, ou em um teclado. Pode significar datilografar ou digitar.


Link do registro: ESCREVER

ESCRITÓRIO – SECRETARIA – SECRETÁRIA - SECRETÁRIO


Link do registro: ESCRITÓRIO – SECRETARIA – SECRETÁRIA - SECRETÁRIO

ESCUTAR - OUVIR

Link do registro: ESCUTAR - OUVIR

ESPECIAL


Link do registro: ESPECIAL

ESPECIAL - CHIQUE

ESPECIAL/CHIQUE – mais relacionado a beleza, geralmente quando em português você pode substituir pela palavra “chique/chic“, como na frase “que chique você está hoje”.


Link do registro: ESPECIAL - CHIQUE

ESPELHO

Link do registro: ESPELHO

ESPERANÇA

ESPERANÇA (1) – da metáfora “vigiar/olhar para o futuro”.


ESPERANÇA (2) – da metáfora “esperar e esperar com confiança”. Geralmente associada a uma expressão facial alegre, confiante.


Link do registro: ESPERANÇA

ESPERAR

Link do registro: ESPERAR

ESQUECER


Link do registro: ESQUECER

ESTIMA ALTA

ESTIMA ALTA: alta autoestima


Link do registro: ESTIMA ALTA

ESTIMA BAIXA

ESTIMA BAIXA: baixa autoestima


Link do registro: ESTIMA BAIXA

ESTUDAR


Link do registro: ESTUDAR

EU

Pronome pessoal: com o dedo indicador, apontar para si mesmo.


Link do registro: EU

EVITAR

EVITAR – tipicamente é um verbo sem concordância. Entretanto, pode haver alguns contextos que consegue-se utilizá-lo como um verbo com concordância, mas não é obrigatório.


Link do registro: EVITAR

EXEMPLO – POR EXEMPLO – ILUSTRAÇÃO

EXEMPLO – POR EXEMPLO – ILUSTRAÇÃO (1): não fica bom nos contextos onde fala-se de ter um bom comportamento, como na frase “você precisa ser exemplo para seus filhos”. Neste contexto eu usaria os sinais MOSTRAR+CORRETO, ou o sinal CORRETO. Nos outros contextos esse sinal se encaixa bem.


EXEMPLO – POR EXEMPLO – ILUSTRAÇÃO (2) – variante muito utilizada no Rio Grande do Sul.


Link do registro: EXEMPLO – POR EXEMPLO – ILUSTRAÇÃO

EXISTE

EXISTE: na maioria dos casos sinaliza-se o verbo TER


Em outro casos, quando significa existência o sinal é chamado de VIVO/VIDA.



Para as seguintes situações utiliza-se o sinal EXISTIR/VIDA

Tem alguém no banheiro. - BANHEIRO VIVO. Isto é, existe alguém que está no banheiro, o banheiro está ocupado.

Tem peixe no rio. - RIO PEIXE VIVO. Isto é, existe peixe no rio; há peixes no rio.

João está na aula? - JOÃO AULA VIVO? Isto é, o João está na aula?


Também serve para coisas inanimadas.

A sua carteira está na bolsa? - BOLSA, CARTEIRA VIVO?


Em português não há uma expressão idiomática semelhante, por isso o uso do sinal EXISTIR/VIVO causa estranheza em muitos aprendizes de Libras.

Link do registro: EXISTE

EXPERIMENTAR

Link do registro: EXPERIMENTAR

EXPLICAR


Link do registro: EXPLICAR


Página:  1  2  3  4  (Próximo)
  Todos