Localizar algo em um mapa através de coordenadas em Latitude e Longitude é uma tarefa razoavelmente simples, agora calcular distâncias ou criar um mapa em um papel que é plano e não esférico como o globo não é nada fácil através das coordenadas de latitude e longitude. Se as coordenadas geodésicas possibilitam o rigor necessário em inúmeras atividades da topografia, por outro lado, continuam tendo uma desvantagem. Como estas coordenadas são a representação curva do Planeta, como poderemos representá-las em uma superfície plana como o papel? Buscando solucionar este problema foi proposto o sistema de coordenadas planas UTM (Universal Transversa de Mercator).
Estas coordenadas são obtidas a partir de procedimentos matemáticos os quais transformam as coordenadas geodésicas (que são curvas), em coordenadas planas.
Esse sistema tem origem na famosa projeção de Mercator:
Dessa forma, os fusos são números na seguinte ordem:
- Percebam que o estado de Santa Catarina se encontra totalmente dentro do fuso 22 e que está no hemisfério Sul. Isso facilita o trabalho com as coordenadas UTM no estado, onde os mapas vão sempre estar utilizado esse fuso, o fuso 22 Sul nos mapas que forem produzidos utilizando UTM.
- Para converter uma coordenada geográfica em UTM clique no link UTM do menu inferior de opções de coordenadas do link bit.ly/geograficas .