• 1. Introdução

    O que são Fake News e por que precisamos falar sobre isso?

    Não tem como negar: nosso mundo atual é hiper conectado.

    Sabe, nunca estivemos com nossa atenção tanto tempo nessa rede mundial de computadores. Seja no celular, na televisão, no computador, no carro, na geladeira, no ônibus, na rua, as informações não param, assim como nosso dedo não para de “scrollar” a tela. No meio disso tudo, com tanta coisa vindo de tanto lugar diferente, algumas vezes nos perguntamos: isso é de verdade mesmo?! Isso realmente aconteceu?! Isso é de mentira?! Isso só pode ser falso, né?!

    Além das News, que são muitas e muitas, falando sobre de tudo e todos no mundo, que muitas vezes nos pegam de surpresa e nos botam pra pensar e pensar se aquilo realmente aconteceu, ainda por cima temos as Fake News, que também são muitas e muitas, que envolvem do presidente ao influencer, do jogador ao ator, e essas, olha, botam de vez a dúvida em nossa cabeça.

    Conceitos e exemplos práticos:

    Notícias falsas ou Fake News são uma forma de notícia que consiste na divulgação de desinformações – ou famosos boatos – via mídias sociais (jornais, internet, correntes de e-mail, rádio, televisão, entre outros).

    Este tipo de notícia tem como principal intenção enganar, visando obter alguma vantagem financeira, pessoal ou política. Muitas vezes essas notícias são usadas de maneira sensacionalista ou falsa para chamar a atenção, influenciando e afetando opiniões, comportamentos e até mesmo a convivência entre amigos e familiares.

    Exemplo:



    Durante a pandemia de COVID 19, muitas Fake News foram geradas e divulgadas com motivações distintas, seja enganar a população, seja obter vantagem financeira, seja causar pânico. Estas notícias falsas foram motivo de muita desordem durante este período, confundindo pessoas de todas as idades com desinformação.

    O exemplo acima ilustra bem isso. Pessoas má intencionadas divulgaram em um aplicativo de mensagem que uma rede de farmácias estava vendendo e aplicando vacinas contra o COVID 19, sendo que os governos municipais, estaduais e federais, distribuíam e aplicavam a vacina gratuitamente.