O objetivo deste exercício é aplicar os conceitos e métodos discutidos no livro para desenvolver um protótipo simples de um aplicativo móvel para gerenciamento de tarefas. Este exercício ajudará a solidificar sua compreensão de como a engenharia de software, IHC, métodos ágeis, Engenharia de Usabilidade de Nielsen e design centrado na comunicação podem ser integrados em um projeto real.
Instruções
Definição de Requisitos
- Liste 3-5 funcionalidades principais que o aplicativo deve ter.
- Identifique o público-alvo e suas necessidades.
Design Inicial
- Esboce um design inicial da interface do usuário em um papel ou usando uma ferramenta de design de sua escolha.
- Aplique os princípios de Nielsen e design centrado na comunicação em seu esboço.
Planejamento Ágil
- Divida o desenvolvimento em pequenas tarefas ou "histórias de usuário".
Prototipagem
- Use uma ferramenta de prototipagem para criar um protótipo interativo com base em seu design inicial.
- Incorpore elementos que facilitam a comunicação eficaz da informação, como ícones intuitivos e cores contrastantes.
Avaliação
- Revise seu protótipo e avalie-o com base nas heurísticas de Nielsen.
- Faça uma lista de melhorias que podem ser feitas.
Reflexão
- Escreva alguns parágrafos refletindo sobre como cada tópico discutido nos capítulos se aplicou neste exercício.