2.3 Perspectiva Histórico-cultural

A teoria Histórico-cultural foi elaborada pelo russo Lev Vigotski. Ele defendia que nós nos constituímos, nos tornamos mais humanos, na interação com o outro a partir da apropriação e reelaboração dos conhecimentos construídos histórica e culturalmente.

Imagem de Lev Vigotski

Lev Vigotski

Veja na citação abaixo mais detalhes dessa ideia defendida por Vigotski:

O homem não se serve apenas da experiência herdada fisicamente. Toda nossa vida, o trabalho, o comportamento baseiam-se na utilização muito ampla da experiência das gerações anteriores, ou seja, de uma experiência que não se transmite de pais para filhos através do nascimento. Convencionaremos chamá-la de experiência histórica (Vigotski, 2004, p. 64).

Para Vigotski, a ação do ser humano sobre o mundo ocorre mediada por questões físicas e psíquicas, ação essa que é a força motriz do desenvolvimento.

Infográfico sobre mediação Fonte: Elaborado pelos autores

Na imagem acima você pode ver que a mediação psíquica acontece por meio da linguagem! Isso quer dizer que a apropriação da cultura ocorre pela interação social por meio de uma língua em comum. A comunicação, seja ela em uma língua oral (português) ou em uma língua visual (Libras), organiza o pensamento e ajuda a criança a internalizar e a se apropriar do conhecimento externo. Com a fala a criança pode estabelecer novas relações no ambiente e uma nova organização do comportamento. Essas novas formas de organização desenvolvem as funções psicológicas superiores como memória, atenção focada, raciocínio lógico, pensamento, consciência, vontade, entre outras.

A linguagem vai sendo adquirida desde o nascimento por essa interação significativa entre o bebê e os adultos à sua volta. Entre 1 a 3 anos de idade, as crianças começam a explorar os objetos com mais afinco. Essa exploração é orientada pelos mais experientes por meio da linguagem! Vão sendo apresentados os nomes desses objetos, as suas funções e os seus significados.

Você sabia que esses objetos mencionados acima podem ser imateriais também? Sim! Como as histórias que são contadas ao longo do tempo.

Assim, podemos compreender, que nesta perspectiva, a aquisição da língua se dá pela interação efetiva da criança com sujeitos mais experientes no meio social.

Interessante esta perspectiva, não é mesmo?

Para finalizar, você estudará sobre a construção da linguagem na abordagem gerativista.