Livro 1: A criança surda e o desenvolvimento da linguagem (Livro Digital)
3. Aquisição da língua de sinais
Considerando as abordagens sobre aquisição da linguagem que você estudou até aqui, você já se questionou sobre:
Como acontece esse processo de aquisição da língua pela criança surda?
Antes de começarmos a dialogar sobre este assunto, assista ao vídeo abaixo:
Como você pode ver no vídeo acima, mãe e filha compartilham a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Dessa maneira, Fiorella teve, desde bebê, acesso à língua visual. Sabemos que a maioria das crianças surdas nascem em famílias de ouvintes, que não conhecem a Libras e isso faz com que a aquisição da língua de sinais aconteça de maneira tardia pela criança.
Porém, tendo acesso a um input linguístico visual, as fases de aquisição da língua pela criança surda são as mesmas das crianças ouvintes. Isso corrobora com o que a abordagem Gerativista entende: todos temos um dispositivo inato para o desenvolvimento da linguagem que deve ser ativado pela língua que nos rodeia. E dialoga também com a perspectiva histórico-cultural de aquisição da linguagem, se compreendermos que a aquisição da língua, seja ela uma língua oral (português) ou uma língua visual (Libras) se dá pela interação social e pelas referências linguísticas que o adulto (sujeito mais experiente), compartilha com a criança (sujeito aprendiz).
As pesquisas que comprovam esse desenvolvimento linguístico das crianças surdas em estágios análogos aos ouvintes são recentes. No início da década de 1990, Petitto e Marentette (1991) mostraram a existência do balbucio em crianças surdas, indicando que esse fenômeno acontece com todos os bebês, independente da modalidade de língua a que estão expostos.
Na prática
Assista ao vídeo abaixo e veja como as referidas pesquisas identificaram essas produções.
A partir disso, outros estudos foram surgindo, como os estudos de Quadros e Cruz (2011), que apontaram o desenvolvimento linguístico das crianças surdas em estágios análogos aos das crianças ouvintes.
Fonte: Elaborado pelos autoresNa sequência, você entenderá melhor cada um desses estágios.