3.2.1 Aquisição da Libras no contexto familiar

O contexto familiar deveria ser o primeiro espaço de aquisição da língua de sinais pela criança surda. Porém, como vimos, nem sempre é essa a realidade das crianças surdas, especialmente daquelas que nascem em família de pais ouvintes.

A seguir, assista aos vídeos que apresentam depoimentos que mostram como a língua de sinais influenciou as relações familiares e o desenvolvimento das crianças.

Você percebeu nos vídeos o quanto a busca pelo aprendizado foi determinante para os pais conseguirem se comunicar com seus filhos?  

Dois relatos mostram o papel da família no processo de aquisição da linguagem e, sobretudo, na formação do sujeito. Quando os pais compartilham a mesma língua do filho, eles compartilham informações, conhecimentos, sentimentos, momentos de interação que diariamente vão constituir o sujeito surdo.

Em um dos depoimentos, percebemos a naturalidade do desenvolvimento da linguagem para uma criança surda filha de pais surdos, pois desde o nascimento a língua se fez presente no ambiente familiar.

Observe, no vídeo abaixo, como acontece essa interação entre pais e filhos surdos.