3.4 Práticas pedagógicas para a aquisição da língua de sinais

A partir do que vimos até agora, acreditamos que você já está pensando sobre como elaborar práticas pedagógicas que favoreçam situações linguísticas efetivas para a criança surda, não é mesmo?

As atividades planejadas para as crianças surdas precisam, além de tudo, proporcionar o contato com a cultura e com a identidade surda. Nesse sentido, os professores precisam buscar referências da cultura surda e trazer para a sala de aula, seja através de contação de histórias da literatura surda ou por meio de atividades que envolvam pessoas surdas.

Atualmente, há muitos materiais que podem auxiliar o docente nessas escolhas e proporcionar o acesso à informações que não são acessadas, em muitos casos, no contexto familiar. Ademais, a escola tem um papel fundamental no aprofundamento e desenvolvimento da estrutura gramatical da Libras e na compreensão das diferentes funções e usos da língua de sinais, seja no contexto formal ou informal.

Uma das possibilidades para esse trabalho é a utilização da literatura surda. Vamos aprofundar um pouco mais sobre este assunto.