Livro 3 - Práticas de alfabetização e letramento para crianças surdas (Livro Digital)
4.1 Gêneros multimodais
A leitura dos gêneros multimodais [1] contribui para que os alunos construam sentido e elaborem hipóteses sobre a língua portuguesa. Caso o professor disponibilize textos em que a multimodalidade seja escassa, é necessário que esse texto seja acessado anteriormente em Libras.
Há vários vídeos disponíveis em Libras desse gênero no canal Educação de Surdos / DEBASI – INES. É possível acessar o texto em língua portuguesa, correspondente ao vídeo em Libras, no drive da instituição, conforme disponibilizamos na sequência.
Conheça essa experiência!
INES | Gênero receita (em língua portuguesa e em Libras)
Receita de Abacaxi Gelado:
Abacaxi Gelado (Português)Receita de Banana com Coco:
Banana com Coco (Português)Receita de Caldo verde:
Caldo Verde (Português)Receita de Mousse de abacate (ou creme de abacate)
Mousse de Abacate (Português)Receita de Mousse de Cupuaçu
Mousse de Cupuaçu (Português)Receita de Mousse de Morango
Mousse de Morango (Português)Receita de Sopa de Espinafre
Sopa de Espinafre (Português)Receita de Torta Salgada (ou cachorro quente de forno)
Torta Salgada (Português)[1] Os gêneros multimodais são construtos textuais que combinam diferentes formas de representação, “palavras e gestos, palavras e entonações, palavras e imagens, palavras e tipografia, palavras e sorrisos, palavras e animações etc” (Dionísio, 2007, p.178). São exemplos de textos multimodais: os infográficos, os anúncios, os cartuns, as propagandas, as tirinhas e as charges.
O texto multimodal é conhecido também como texto multissemiótico, pois utiliza semioses (produção de significados) e a compreensão adequada do texto depende da identificação dos efeitos de sentido produzidos pelo uso de recursos visuais associados ao texto verbal.