5. Práticas de linguagem: desenvolvendo habilidades, competências e conhecimentos de leitura

A leitura é uma ação indispensável no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos. Inúmeras são as obras que podemos utilizar em sala de aula. É imprescindível que os alunos surdos tenham acesso a diferentes gêneros textuais e, por isso, é essencial que o professor escolha conteúdos que representem a diversidade cultural e linguística do Brasil e de outros países e permitam aos alunos surdos a ampliação do repertório, para conhecer, interagir e valorizar o diferente. Dessa forma, a Base Nacional Comum Curricular propõe quatro campos de atuação que devem ser contemplados na alfabetização inicial. São eles:

  1. Vida Cotidiana
  2. Artístico-literário
  3. Estudo e pesquisa
  4. Vida pública

Os gêneros que podemos trabalhar em cada um desses campos são:

 

Quando pensamos especificamente nos alunos surdos, precisamos lembrar que a visualidade é o fator primordial para a construção de sentido e o desenvolvimento da língua. Dessa forma, é necessário explorar, sobretudo, a visualidade dos gêneros, como apresentamos a seguir.

Já vimos alguns exemplos de gêneros do campo de atuação Vida cotidiana no capítulo 4 Práticas sociais: compreendendo o uso da língua. Agora, vamos ver exemplos de gêneros dos demais campos de atuação.

No campo de atuação Artístico-literário, temos Histórias em Quadrinhos (HQs), contos, fábulas, poemas visuais, brincadeiras, etc.


Saiba mais:

Conheça a playlist Contação de Histórias, disponibilizada no Canal do Youtube: Educação de Surdos / DEBASI - INES, que apresenta diversas histórias infantis contadas em português e em Libras.

Conheça a playlist: Educação de Surdos / DEBASI - INES

No campo de atuação Estudo e Pesquisa, temos Infográficos, entrevista, verbete de enciclopédia infantil, enquetes, etc.

 

E no campo de atuação Vida Pública, temos outdoor, placa de trânsito, aviso, cardápio, convite, notícias, etc.