Livro 3 - Práticas de alfabetização e letramento para crianças surdas (Livro Digital)
6.1 Análise linguística: propostas para trabalhar com alunos surdos
É comum vermos professores concentrando o trabalho sobre a língua portuguesa exclusivamente em questões sobre a ortografia das palavras. Exatamente por isso, é importante ressaltarmos que os aspectos morfossintáticos, que são os mais difíceis, devem ser os mais problematizados. Logo, é extremamente necessário que as reflexões sobre a língua portuguesa avancem em complexidade à medida que os alunos surdos se apropriem dos primeiros aspectos discutidos e trabalhados em sala de aula.
Na obra Português... eu quero ler e escrever, de Neiva Aquino Albres (Albres, 2010) encontramos propostas que trabalham não só o vocabulário, mas a função comunicativa, a gramática, a leitura e a escrita do português. Vejamos a lição 2 que trata do tema Minha família. Nesta lição, os conteúdos trabalhados foram:
- Função comunicativa: apresentação da família
- Vocabulário: membros da família e verbos
- Gramática:
- verbo “ser” no presente do indicativo;
- verbo “estar” indicando lugar;
- pronomes possessivos (meu, teu, seu, dele, etc.);
- uso de artigos e pronomes pessoais;
- verbos de ações do dia-a-dia e de atividades escolares no presente do indicativo; verbos irregulares (dormir, vestir e pentear)
- Leitura: árvore genealógica
- Escrita: elaboração de frases e criação de diálogos
Observe abaixo as imagens da lição 2 e perceba os diferentes conteúdos trabalhados:
Perceba que a autora não se limita a trabalhar a ortografia dos nomes dos membros da família. Ao contrário, a partir dos sinais em Libras e dos nomes em português dos membros da família proposta na atividade 1, a autora desenvolve várias outras atividades em que trabalha desde aspectos morfossintáticos, como a escrita de frases e a conjugação do verbo adequada à concordância verbal, até aspectos semânticos, como a atividade sobre expressões idiomáticas e sobre as oposições verbais. Há ainda uma proposta de leitura e escrita de diálogo entre dois amigos no The Microsoft Network (MSN), pois a obra é de 2010, mas poderia ser atualizada para o WhatsApp que é um aplicativo mais atual.
Saiba mais:
Uma obra que traz importantes reflexões sobre o trabalho de língua portuguesa para alunos surdos é: Ensino da língua portuguesa para surdos.
Conheça a obra completaAlém das atividades que apresentamos, é possível encontrar propostas de atividades de processamento da linguagem tanto no Canal do YouTube Sala 8 da professora Doani quanto no site do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Sugerimos os vídeos disponíveis na playlist Português, do Canal Sala 8
Acessar Playlist do Canal Sala 8No site do INES você também encontra atividades para crianças surdas, veja só: