1. O que é linguagem?

Antes de iniciarmos nossa conversa sobre a literatura, a linguagem e a visualidade na educação de surdos, precisamos compreender o que significa linguagem.

De acordo com Saussure (2012), o pai da Linguística moderna, a linguagem é uma faculdade humana, é a capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver e compreender a língua.

A linguagem pode se apresentar de diferentes formas, sendo, portanto, heterogênea e multifacetada, já que toda forma de comunicação é linguagem.

A linguagem pode ser individual, caracterizando uma especificidade do falante. Pode ser social, com características são comuns a um grupo ou comunidade, gerando aspectos físicos, fisiológicos, psíquicos e culturais. A linguagem se concretiza em todo sistema de símbolos convencionais que nos permitem realizar atos de comunicação, de representação da realidade e expressão do pensamento. A comunicação humana pode se dar nas linguagens verbal e não verbal:

Apenas a linguagem verbal permite o desenvolvimento pleno do pensamento no domínio da abstração, do raciocínio lógico, da memória e da generalização, presentes em construções linguísticas, possibilitando ao falante produzir frases inéditas a partir do domínio de sua língua.

Segundo Costa (2007), para Vigotski, é a linguagem que ajuda a criança a direcionar o pensamento. Uma criança que se comunica bem manifesta um pensamento organizado. Assim, podemos perceber que estimular a comunicação e as trocas linguísticas são fundamentais para a construção de um ser bem articulado, pensante, conhecedor dos valores ideológicos, dos padrões de comportamento social, tornando-se um ser mais criativo.

Socialize!

Você percebe esse processo de construção da linguagem e da organização do pensamento nas crianças com as quais você trabalha?

Quais diferenças e semelhanças você identifica na construção da linguagem pelas crianças surdas e ouvintes?

Compartilhe suas ideias com os colegas.

Clique aqui e participe

Toda produção comunicativa se concretiza pela linguagem, no caso da linguagem verbal, seja oral, escrita ou gestual, os textos são produto da habilidade criativa do ser. A literatura é um desses produtos, revelando e perpetuando arte, cultura e criatividade.

Continuaremos nosso estudo conhecendo um pouco mais sobre a contação de histórias e a literatura.