Módulo 2: Literatura, linguagem e visualidade na educação de surdos (Livro Digital)
5. A visualidade na educação de surdos
A partir de agora, vamos aprofundar o conceito de visualidade, suas contribuições para a educação bilíngue e as diferentes representações visuais como ferramentas pedagógicas na educação de surdos. Você estudará a importância dos elementos visuais na educação de pessoas surdas e conhecerá recursos visuais e ferramentas que poderão ser utilizados em sua prática docente.
Para Skliar (2001), a compreensão do mundo para os sujeitos surdos, se constitui como experiência visual. Isso significa que todos os mecanismos de processamento da informação e todas as formas de compreender o mundo, se constituem na interação visual.
De acordo com Strobel (2008), o sujeito surdo interage com o mundo através do olhar e essa experiência visual favorece a comunicação, pois seu pensamento é visual.
Pelo fato de não ouvir, o surdo utiliza como suporte a visualidade para conhecer e interagir no mundo. Essa experiência visual dos surdos vai além das questões linguísticas, pois não se restringe à capacidade cognitiva e/ou linguística de compreender e produzir mensagens em língua de sinais (Skliar, 2001).
Desse modo, torna-se importante pensar sobre a visualidade como recurso pedagógico na educação de surdos em prol da acessibilidade ao conhecimento.