7.3 Vídeo narrativo

Os vídeos narrativos apresentam a narrativa de histórias e têm como finalidade:

  1. aprimorar o uso da língua de sinais;
  2. estimular traduções, adaptações e criações de literatura em língua de sinais;
  3. divulgar a língua e os temas próprios à comunidade surda (Taveira; Rosado, 2016, p.190).

Você pode propor que os alunos produzam vídeos narrativos a partir de uma atividade de contação de história, de leitura de um livro ou mesmo sobre algo que eles tenham vivido. Os alunos elaboram o roteiro e gravam o vídeo, mostrando a sua performance na contação da história.

Um exemplo de vídeo narrativo é o da história A menina que não falava. Acompanhe a história para saber o seu desfecho.

Outro exemplo é o vídeo da professora Ronice Quadros (2021), publicado no canal do youtube #CasaLibras​​​. No vídeo, Ronice conta um pouco sobre a sua história de vida e narra uma situação vivenciada pela sua mãe, intitulada Confusão no aeroporto. Veja só:

E que tal uma narrativa visual com um pouco de humor?

A Piada em Libras O leão e o surdo, contada pelo professor de Libras Fábio de Sá, do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, foi a vencedora do "“Festival de Folclore Sinalizado", na categoria “Piadas e Humor Surdo”.

Saiba mais!

Um ótimo material para aprofundar seu conhecimento sobre como os surdos vem produzindo material visual e construindo a Literatura Surda, incluindo vídeos narrativos, é o artigo Adaptação e tradução em literatura surda: a produção cultural surda em língua de sinais, de Cláudio Mourão.

O artigo analisou produções de histórias feitas por surdos, identificando recursos de construção e verificando como contribuem para a expressão da cultura surda. Uma das experiências relatadas foi realizada pela professora Lodenir Karnopp, que utilizou o recurso vídeo narrativo em Libras com seus alunos. As histórias foram adaptadas incluindo personagens surdos e situações novas e os alunos puderam se expressar por meio das produções de sua cultura.

Adaptação e tradução em literatura surda