3.1 Construção do Sinalário

Um recurso interessante para o trabalho com ciências da natureza nos anos iniciais, principalmente em turmas regulares com alunos surdos, é a construção de um sinalário.

O sinalário é um conjunto de expressões que compõem o léxico de uma determinada língua de sinais (Stumpf, 2005). Ele pode ser visual, com as imagens, palavras e o sinal em Libras ou poderá ser gravado em vídeo.

Veja abaixo alguns exemplos de sinalário.

Figura 2 - Sinalário com imagens

Figura 2

Fonte: Iles et al. (2019)

Figura 3 - Sinalário em vídeo

Figura 3

Fonte: Sinalário de Ciências da Natureza (Pizano, 2023)

Figura 4 - Sinalário construído pela professora

Figura 4

Fonte: Acervo pessoal da autora (2025)

A literatura sobre esse tema constata a grande contribuição dos sinalários para o ambiente escolar: os alunos adquirem mais clareza dos significados das palavras, sejam os sinalários escritos ou tecnológicos.

Segundo Quadros e Schmiedt (2006, p.28) “Explorar a produção de vídeos de produções literárias de adultos, bem como das próprias produções das crianças, é uma das formas de garantir um registro da produção em sinais com qualidade”.

Entre as vantagens do uso de sinalário construído por pessoas sinalizando estão: as expressões humanas e a facilidade de manutenção, ou seja, inserção ou correção de sinais.

Corrêa et al. (2014) identificaram fragilidades, a partir de pesquisa desenvolvida com sujeitos surdos, com relação aos sinalários disponibilizados em aplicativos. As fragilidades apontadas pelos surdos foram:

[...] a presença de sinais regionalizados, típicos de regiões específicas do país; ausência do parâmetro referente à, expressão facial no avatar, uma vez que esse é fundamental para a compreensão da Libras; traduções fora de contexto, confusas ou em desacordo com a estrutura gramatical da Libras; vocabulário de sinais restrito, o que implica na realização do português sinalizado (datilologia) e o fato de que o sujeito surdo precisa ter conhecimento básico de Língua Portuguesa para fazer uso do aplicativo, o que é um impedimento uma vez que parte dos surdos não é alfabetizada em Língua Portuguesa (Corrêa et al., 2014, p.5).

Independente do formato adotado pelo professor, a construção dos sinalários auxilia na organização de um vocabulário visual em língua de sinais, incluindo palavras, frases e conceitos.

O incentivo ao uso de recursos visuais e às aulas práticas, também chamadas de aulas experimentais ou experimentação, mostram-se potentes na compreensão da teoria, oferecendo vantagens como “a reflexão e busca de respostas para o que está ocorrendo e a interação social estabelecida em grupos ou entre colegas nos exercícios individuais” (Guimarães, 2023, p.52).

Na sequência apresentaremos dois exemplos de atividades práticas, desenvolvidas para ensinar conceitos científicos, que foram realizadas com crianças surdas em uma escola especializada na Educação de Surdos.

Saiba mais

O Canal Dicionário Libras, organizado pelo professor surdo Daniel, apresenta vídeos com diversos sinais em Libras de palavras da área de Ciências e também termos utilizados no dia a dia. Vale a pena conferir!

Dicionário Libras

O Manual de Libras para Ciências: a célula e o corpo humano foi organizado por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, após observarem, durante os estágios supervisionados, as dificuldades dos surdos na escola. Assim, tiveram a ideia de elaborar um manual de Ciências objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem nesse campo do conhecimento.

Manual de Libras para Ciências