4.7 Atividades Avaliativas

Como já mencionado, a acessibilidade visual se faz potente frente ao aprendizado para o público surdo. As atividades avaliativas poderão conter esse recurso, mas é preciso lembrar que muitas crianças surdas ingressam na escola com déficit de conhecimento na sua língua materna, a língua de sinais.

Portanto, as atividades avaliativas devem incentivar as crianças a se expressarem em Libras todos os dias, assim como fazer o uso da Língua Portuguesa escrita.

É importante que o professor esteja atento, oportunizando e promovendo diferentes formas de avaliação, para que o aluno expresse o que aprendeu, seja de forma visual, em língua de sinais ou em português escrito.

Algumas formas de avaliação aliam imagens e escrita de forma bem simples, como a apresentada abaixo:

Figura 31 - Exemplo de atividade avaliativa

Figura 31

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

Assim como apresentamos no exemplo da receita da pipoca, no qual foi construído o conceito com diversas abordagens - visual, escrita e prática - as provas práticas são outro recurso necessário.

Neste exemplo aqui, o educando relaciona objeto e o nome na língua portuguesa, sendo que esse conteúdo já foi ensinado em sala de aula de forma teórica e prática.

Figura 32 - Atividade avaliativa relacionado objeto e seu nome

Figura 33

Fonte: acervo pessoal da autora (2025)

No exemplo de atividade abaixo, o vocabulário sobre os alimentos é revisado. Os desenhos podem ser substituídos pelas fotos dos alunos ou por imagens do professor sinalizando.

Figura 33 - Atividade avaliativa sobre alimentos

Figura 33

Fonte: Pinheiro (2017)

Saiba mais

O artigo Ensino de ciências para estudantes surdos: reflexões de uma coordenadora e de uma professora teve como objetivo compreender as questões que envolvem a educação de surdos na visão de profissionais atuantes em uma escola para surdos. A coordenadora defende a necessidade de inclusão dos estudantes surdos nas escolas regulares e discute sobre as ações da escola de surdos para atendimento do estudante e seus familiares. A professora relata as dificuldades encontradas na docência para surdos: a falta de sinais na Libras para termos da área de Ciências e a ausência de materiais didáticos adaptados para estudantes surdos.

Ensino de ciências para estudantes surdos