3.1 Sugestões de atividades para Educação Infantil

A criança pequena ressignifica objetos e suas representações de situações da vida diária ao classificá-los em forma de listas, a partir de atributos como tamanho, peso, cor, forma, em Libras e em português escrito. Ou, ao relacionar objetos, seja em miniaturas ou reais, com os locais onde se encontram no cotidiano - objetos da sala, objetos da cozinha, objetos do banheiro, objetos do supermercado, objetos da rua, sempre em Libras, primeiramente, e depois em português escrito.

3.1 Ajudando no supermercado

Outra situação do dia a dia vivida pela criança é a de relacionar números à quantidade de crianças. Por exemplo: quantidade de meninas e meninos ou de presentes e ausentes na aula do dia e de objetos da mesma natureza, como: bonecas, bolas, livros etc. Este tipo de vivência pode ocorrer no dia a dia de uma sala de aula ou por meio de imagens acompanhadas de português escrito em histórias contadas, listas, cardápios, diários.

3.1 Contando

É possível ainda propor que a criança organize objetos reais conforme suas respectivas cores fazendo correspondências: colocar objetos amarelos na caixa amarela, azuis na caixa azul, ou separar figuras geométricas por cores e organizá-las.

3.1 Separando por cores

O professor também pode pedir que a criança identifique objetos e pessoas em imagens a partir de informações específicas como, por exemplo: o que a figura representa, o que está na frente e o que está atrás, o que está em cima, o que está embaixo, o que está em movimento, o que está parado, o que está mais colorido ou não.

3.1 Identificando

Ao ser exposta a cardápios, listas, relatos, contos, fábulas, histórias infantis, lendas, rótulos de embalagens, a criança se depara com a necessidade de contar objetos e pessoas por meio da leitura de algarismos e da escrita de números. A partir desses materiais, ela poderá fazer a identificação da quantidade por meio da exploração de objetos concretos e dos registros gráficos, tais como: sinais “+” e “-”, “maior” e “menor”, “mais” e “menos”.

3.1 cardápio

O mesmo acontece ao relacionar imagens e desenhos com sinais e palavras em atividades lúdicas, como nos jogos de memória, dominó, quebra-cabeça, sacola surpresa.

3.1 Memória

Todas essas atividades sugeridas podem ser desenvolvidas já na educação infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental para que as crianças possam compreender a importância dos números no cotidiano, bem como se apropriar de conceitos da matemática que serão ampliados no decorrer do ensino fundamental.