Módulo 3: Conceitos matemáticos e metodologias para ensinar crianças surdas (Livro Digital)
3.2.3 Ensinando Adição
Na explicação sobre a adição, é importante que o professor apresente para as crianças o que é a adição e que, em Matemática, utiliza-se o símbolo + para representar uma adição. Explicar primeiro utilizando os números de 1 até 10. Sugerimos uma atividade utilizando um cabide e prendedores de roupa, conforme mostra a Figura 11.
Figura 11 - Atividade de adição com cabide e grampos de roupa

Fonte: recurso da autora (2025)
No centro do cabide, insere o sinal de + (adição). A criança vai jogar o dado e, conforme o número que cair, precisa colocar os prendedores no lado esquerdo do cabide. Depois, joga novamente o dado e coloca a quantidade de prendedores no lado direito do cabide. Então, vai contar quantos prendedores tem no cabide, fazer a soma e registrar o total de prendedores.
Durante a brincadeira é importante que o professor incentive a criança a falar ou sinalizar o número total de prendedores. A criança pode brincar várias vezes, utilizando os números até 10 e, após cada rodada, fazer o registro das operações de adição no caderno.
Outra sugestão de atividade é com copos de plástico e palitos coloridos. O professor precisa elaborar etiquetas com operações de adição, com resultado até 10, e colar nos copos plásticos, conforme mostra a figura 12.
Figura 12 - Atividade de adição com copos plásticos

Fonte: recurso da autora (2025)
Então, precisa explicar para as crianças que elas precisarão pegar a quantidade de palitos coloridos, conforme os números que estão na etiqueta colada no copo. Por exemplo: no copo com a etiqueta 3 + 4, a criança precisará pegar 3 palitos de uma cor e mais 4 palitos de outra cor, colocando-os dentro do copo. Então, vai somar para ver qual é o número total de palitos no copo.
O professor pode mostrar inicialmente um exemplo, pegar o copo plástico, colocar os palitos e explicar para as crianças. No copo onde está a operação 2 + 2, o professor pode pegar 2 palitos vermelhos e 2 palitos azuis, e explicar que a adição é a soma dos dois palitos vermelhos com os dois palitos azuis e que registramos: 2 + 2 = 4.
Para essa atividade, ao invés de palitos, podem ser utilizadas tampinhas coloridas, bolinhas, peças de encaixar, dentre outros materiais que o professor tenha disponível. O importante é trabalhar com o material concreto, pois a criança pode manusear e entender melhor.
Na figura 13 mostramos um exemplo de atividade utilizando peças de encaixar coloridas. O professor pode organizar operações de adição em uma folha de papel e pedir que as crianças peguem a quantidade de peças conforme a operação que está no papel.
Figura 13 - Operação de adição com peças de encaixar

Fonte: recurso da autora (2025)
Por exemplo: 3 + 2. A criança precisará pegar 3 peças de uma cor e mais 2 peças de outra cor, então, vai contar e vai somar a quantidade total de peças, registrando o número 5 como resultado da adição.
O professor pode propor para a criança brincar diversas vezes, realizando várias operações diferentes. Assim, de forma lúdica, vai internalizando o conceito de adição.
Também é possível trabalhar a adição utilizando peças de dominó. O professor pega uma peça de dominó, coloca na vertical e pede para a criança fazer a soma dos números, conforme mostra a figura 14.
Figura 14 - Adição com peças de dominó

Fonte: atividades para educação (2014)
Por exemplo, ao pegar a peça do dominó que tem os números 5 + 1, a criança precisará fazer a soma e responder qual é o total de bolinhas que temos na peça. Importante fazer essa atividade várias vezes, utilizando peças diferentes para que a criança consiga compreender e desenvolver melhor o conceito de adição.