3.2.7 Ensinando as Horas

Outro assunto importante para trabalharmos em matemática é sobre a contagem do tempo e sobre a marcação das horas.

O professor pode começar perguntando para as crianças como elas sabem quando é hora de comer, de dormir, de brincar no parque, de ir para a escola?

Explicar que o ser humano desenvolveu a noção de “hora” observando os fenômenos naturais, especialmente a posição do Sol. A partir disso, foram criados os primeiros relógios e o dia foi dividido em 24 partes, sendo que cada parte corresponde a 1 hora e cada hora tem 60 minutos.

Para saber que horas são, nós utilizamos o relógio. No relógio analógico temos os números de 1 até 12. No relógio digital, podemos ver as horas de 1 até 12 ou de 1 até 24. Importante explicar para as crianças os diferentes tipos de relógio e as diferentes formas de ver as horas.

Figura 23 - Relógio analógico

Figura 23

Fonte: Equipe de design (2025)

Com o relógio analógico, o professor pode mostrar o relógio para os alunos, mostrar que há dois ponteiros, um maior e um menor. O ponteiro menor marca as horas e o ponteiro maior marca os minutos.

Pode colocar o relógio no quadro e fazer perguntas para as crianças, por exemplo: que horas a aula começa? Que horas é o lanche? Que horas a aula termina? Que horas você acorda? Que horas você vai dormir? E então chama uma criança para marcar no relógio a resposta para cada pergunta.

Para registrar essa atividade, o professor pode entregar para cada criança uma folha com o desenho do relógio analógico e, a cada pergunta que foi trabalhada no quadro, a criança registra a resposta no relógio que está na folha, desenhando os ponteiros e anotando, no espaço abaixo do relógio, as horas no formato digital.

Figura 24 - Atividade para registro das horas

Figura 24

Fonte: equipe design (2025)

O professor também pode propor que as crianças construam o seu próprio relógio para então utilizá-lo no desenvolvimento de diferentes atividades nas aulas de matemática. Com o relógio, as crianças podem manusear os ponteiros e aprender a identificar as horas.

Assista ao vídeo e veja como você pode construir um relógio analógico para trabalhar o conceito de horas e minutos com as crianças.

Para que as crianças compreendam o conceito de minutos e entendam que cada hora possui 60 minutos, você pode inserir a marcação dos minutos ao redor do relógio e então explicar como identificamos o horário.

Por exemplo:

1) duas horas e dez minutos: o ponteiro menor estará no dois e o maior também estará no dois, pois ali é onde registramos 10 minutos.

2) cinco horas e cinquenta e cinco minutos: o ponteiro menor estará no cinco e o maior estará no onze, que é onde registramos 55 minutos.

Figura 25 - Relógio analógico com a marcação dos minutos

Figura 25

Fonte: recurso da autora (2025)

Saiba mais

Para explicar o conceito de tempo, das horas e minutos, sugerimos alguns livros de literatura infantil que abordam essa temática e que você poderá utilizar para introduzir o assunto com os alunos ou mesmo para instigá-los a querer saber mais.

O tempo que o tempo tem - Autora: Efigênia Alves

O livro conta a história de uma menina que tenta entender o que é tempo através de perguntas feitas a adultos de diferentes idades. Ela anota as respostas que descrevem o tempo de diferentes maneiras. Aprende sobre o relógio e o calendário, além de conhecimentos temporais como ontem, antigamente, ano passado. Por fim, a menina conclui que ninguém sabe o tempo que o tempo tem.

O tempo que o tempo tem


O Menino e o Tempo - Autora: Fabiana Guimarães

A hora é o pedacinho de tempo para fazer as coisas. Zito vivia perdendo a hora de ir para aula, de fazer as tarefas, de almoçar, de tomar banho… Sua mãe ficava brava e ele ficava triste, por nunca alcançar o tempo.

O Menino e o Tempo


O Relógio que Perdeu a Hora - Autor: Flávio Colombini

O Relógio Que Perdeu a Hora conta a história de um relógio que, quando despertou, reparou que tinha perdido a hora. Então, ele saiu procurando a hora pelo mundo afora. É um livro muito divertido, escrito em poesia narrativa e cheio de rimas.

O Relógio que Perdeu a Hora


O Tempo de Nino - Autora: Karine Portela

Nino sempre estava atrasado até ganhar um relógio de presente. Descobre que pode controlar os ponteiros e mudar o tempo a seu favor. Uma história divertida sobre aprendizado e organização para crianças, incentivando a autonomia e a noção de responsabilidade.

O Tempo de Nino


Marcelo: de hora em hora - Autora: Ruth Rocha

Neste livro as crianças vão aprender, junto com o Marcelo, uma forma divertida de ver as horas, além de entender como e por que as pessoas dividem o tempo em pedacinhos. O livro também traz sugestões de atividades e brincadeiras que o professor pode realizar com as crianças.

Marcelo: de hora em hora


O tempo - Autor: Ivo Minkovicius

O tempo foge e passa sem parar. Vai para o passado em lembranças que ficam guardadas dentro de nós. Registra o agora, que também passa bem depressa e logo vira futuro. O tempo vira passado e futuro num instante. E não para um minuto, nem um segundo! Esse livro mostra, com graça e muita sutileza, as formas que o tempo encontra para fazer o mundo acontecer.

O tempo


Quem Quer Matar o Tempo? - Autora: Miriam Portela

O que fazer quando o Tempo – um rei tão bom que quase todos querem o seu bem – sofre um atentado? Pois é, isso aconteceu. E lá foi o Dia, acordado antes da hora por algumas aves que tinham o dom da fala, descobrir o que havia ocorrido e investigar quem era capaz de tamanha maldade.

Quem Quer Matar o Tempo?