A redução de riscos e desastres começa em casa e se fortalece na comunidade. A ideia dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil é justamente essa: capacitar cada pessoa para ser um agente de prevenção.
Como posso contribuir:
Acredito que pode ser feita em três níveis principais: preparação pessoal, ações no meu imóvel e engajamento com a comunidade.
1. Preparação Pessoal e Familiar
- Conhecer sobre os riscos: Descobrir quais são os principais riscos do meu bairro (alagamento, deslizamento de terra, vendaval, etc.). Procurar informações no site da Defesa Civil municipal ou estadual.
- Ter um kit de emergência: Montar um kit simples com lanterna, rádio a pilha, pilhas extras, um kit de primeiros socorros, água potável, alimentos não perecíveis, cópias de documentos importantes e medicamentos essenciais.
- Criar um plano de emergência familiar: Decidir com minha família como vamos nos comunicar, onde se encontrar (dentro e fora do bairro) e como agir em caso de evacuação.
2. Ações em meu Imóvel
- Evitar descarte incorreto de lixo: Jogar o lixo apenas nos locais e horários corretos. O descarte em rios, córregos ou em vias públicas pode entupir bueiros e agravar inundações.
- Limpar calhas e ralos: Manter as calhas da minha casa limpas para evitar o acúmulo de água.
- Verificar árvores e estruturas: Se houver árvores com risco de queda ou estruturas danificadas em minha propriedade, informar as autoridades para avaliação e poda ou reparo.
- Evitar construir em áreas de risco: Não construir ou incentivar construções em áreas de encosta ou às margens de rios.
3. Engajamento Comunitário
- Participar do Núcleo da minha região: Se houver um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) em meu bairro, fazer parte dele. Eles são a principal ponte entre a população e a Defesa Civil.
- Ser um multiplicador de informações: Compartilhar alertas oficiais e orientações da Defesa Civil com meus vizinhos, especialmente idosos ou pessoas com mobilidade reduzida que podem não ter acesso rápido à internet ou aos alertas de SMS.
- Ajudar vizinhos: Em caso de emergência, oferecer ajuda aos meus vizinhos, especialmente aqueles que precisam de assistência.
- Participar de simulados: Comparecer e participar dos simulados de evacuação e exercícios que a Defesa Civil pode organizar.
Ao adotar essas ações, não apenas me protejo, mas também fortaleço a capacidade de resposta de toda a minha comunidade.