Como posso contribuir para redução de riscos e de desastres no território onde moro

Como posso contribuir para redução de riscos e de desastres no território onde moro

by Dione Maria do Rosario Borges -
Number of replies: 0

A redução de riscos e desastres começa em casa e se fortalece na comunidade. A ideia dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil é justamente essa: capacitar cada pessoa para ser um agente de prevenção.

Como posso contribuir:

Acredito que pode ser feita em três níveis principais: preparação pessoal, ações no meu imóvel e engajamento com a comunidade.

1. Preparação Pessoal e Familiar

• Conhecer sobre os riscos: Descobrir quais são os principais riscos do meu bairro (alagamento, deslizamento de terra, vendaval, etc.). Procurar informações no site da Defesa Civil municipal ou estadual.
  • Ter um kit de emergência: Montar um kit simples com lanterna, rádio a pilha, pilhas extras, um kit de primeiros socorros, água potável, alimentos não perecíveis, cópias de documentos importantes e medicamentos essenciais.
  • Criar um plano de emergência familiar: Decidir com minha família como vamos nos comunicar, onde se encontrar (dentro e fora do bairro) e como agir em caso de evacuação.

2. Ações em meu Imóvel

• Evitar descarte incorreto de lixo: Jogar o lixo apenas nos locais e horários corretos. O descarte em rios, córregos ou em vias públicas pode entupir bueiros e agravar inundações.
  • Limpar calhas e ralos: Manter as calhas da minha casa limpas para evitar o acúmulo de água.
  • Verificar árvores e estruturas: Se houver árvores com risco de queda ou estruturas danificadas em minha propriedade, informar as autoridades para avaliação e poda ou reparo.
  • Evitar construir em áreas de risco: Não construir ou incentivar construções em áreas de encosta ou às margens de rios.

3. Engajamento Comunitário

• Participar do Núcleo da minha região: Se houver um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) em meu bairro, fazer parte dele. Eles são a principal ponte entre a população e a Defesa Civil.
  • Ser um multiplicador de informações: Compartilhar alertas oficiais e orientações da Defesa Civil com meus vizinhos, especialmente idosos ou pessoas com mobilidade reduzida que podem não ter acesso rápido à internet ou aos alertas de SMS.
  • Ajudar vizinhos: Em caso de emergência, oferecer ajuda aos meus vizinhos, especialmente aqueles que precisam de assistência.
  • Participar de simulados: Comparecer e participar dos simulados de evacuação e exercícios que a Defesa Civil pode organizar.

Ao adotar essas ações, não apenas me protejo, mas também fortaleço a capacidade de resposta de toda a minha comunidade.