Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis Continente
Unidade Curricular: Acessibilidade no Turismo
Discente: Patricia Krummenauer Braga
Acessibilidade em Capão da Canoa
Capão da Canoa é um famoso destino turístico no litoral norte do Rio Grande do Sul, localizada a 135km da capital gaúcha, Porto Alegre. A população estimada é de 55 mil habitantes, as informações presentes nesse trabalho foram coletadas através do site do Governo de Capão da Canoa, acesso em 22 de Março de 2024.
Além das informações administrativas, comunicados e noticias, o site do município direciona o indivíduo a buscar informações turísticas através do aplicativo da cidade: TurismoCapao, que pode ser baixado através do google play ou app store.
A principal característica do aplicativo é o acesso ao mapa turístico da cidade; As atrações turísticas são divididas por bairros e por categorias, por exemplo: Turismo Religioso, Turismo Rural, Praças e Belezas Naturais. Algumas informações encontradas sobre os atrativos são: endereço, faixa de preço, horário de funcionamento, telefone e uma descrição pequena. Na questão de comprometimento e promoção da acessibilidade de acordo com a Lei Nº 10.098, art. 1 que “Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzidas e dá outras providências.” O aplicativo municipal deixa em falta todas as informações necessárias e indicativos de acessibilidade.
Para sanar dúvidas sobre o nível de acessibilidade dos atrativos turísticos recomenda-se nessa situação ligar para os números de contato dos atrativos para obter as informações sobre a infraestrutura antes de realizar o turismo.
O aplicativo propriamente dito não é digitalmente acessível para uma pessoa com deficiência que deseja utilizar e segundo o vídeo Acessibilidade na Internet, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmQPNy1xNB8&t=39s “Um dos aspectos mais importantes da inclusão de pessoas com deficiência é a inclusão digital.” Sendo assim, as informações turísticas de Capão da Canoa carecem de inclusão e acessibilidade, causando falta de inclusão e de direitos.