Acessibilidade em site

Acessibilidade em site

por Laura Ferrari Wenzke -
Número de respostas: 1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CONTINENTE

UC: Acessibilidade no turismo

Professor: Uéslei Paterno

Discente: Laura Ferrari Wenzke

Data: 23 de março de 2024

 

A cidade de Porto Seguro, localizada na Bahia, é um destino turístico com grande procura durante a temporada de verão. A cidade conta com mais de 40 praias, opções de passeios familiares e uma noite agitada com bares, baladas e festas. 

O desenvolvimento das atividades turísticas em um município possui uma certa dependência do site fornecido pelos órgãos municipais, onde são disponibilizadas informações importantes para os visitantes, porém elas precisam ser fornecidas com clareza e facilidade. O presente estudo analisa o site da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro como fonte de informações para turistas. De forma específica, a análise se concentra na avaliação da acessibilidade das informações disponíveis para PCD 's, levando em consideração a importância da inclusão e acessibilidade em destinos turísticos.

Ao acessar o site, são encontradas logo no início as seguintes informações: “como chegar”, “onde ficar”, “o que fazer” e “serviços básicos”; sendo assim, pode-se dizer que as informações são fornecidas de forma clara e objetiva, fazendo com que seja possível realizar atividades turísticas na cidade. 

Na aba “como chegar”, a pessoa deve escrever  o seu local de origem e selecionar o seu destino, tendo as opções Arraial d’Ajuda; Porto Seguro; Caraíva; Trancoso e Vale Verde. Ao selecionar, por exemplo, Porto Seguro, é traçada uma rota de carro onde consta quantas horas levará e a quilometragem até o destino escolhido. Poderia, também, mostrar o trajeto para quem pretende viajar de avião, contendo o local de partida (aeroporto), conexões, local de chegada e como se deslocar até o destino desejado.

Na segunda aba, “onde ficar”, são apresentados 15 opções de hospedagem, alternando entre hotéis, pousadas e resorts. As acomodações são todas luxuosas e com custo elevado, nenhuma delas fornece informações sobre acessibilidade para PCD ’s, se possuem cadeiras de rodas no estabelecimento, elevadores, acesso às áreas comuns, entre outros. 

Já na aba “o que fazer”, são apresentadas 24 atividades de lazer, conta com história e cultura, esportivo, rural, náutico e aquático, passeios em família, entre outros. Porém, em nenhuma dessas opções é dito sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência, o que acaba não sendo de utilidade para os mesmos. 

Na última aba, sobre “serviços básicos”, são fornecidas as localizações de hospitais, samu, upa, polícia federal, delegacia, delegacia do turismo, aeroporto, balsa, secretaria do turismo, entre outros. Essas informações são de grande importância e de fácil acesso, o que é um ponto positivo para o site e para a cidade. 

O site em si não possui uma aba de “acessibilidade”, o que seria muito importante e facilitaria o acesso. Além disso, não é exposto sobre a acessibilidade do lugar, de modo que as pessoas que procuram essas informações, não encontrarão, faltando então referência de mobilidade, disponibilidade, entre outros. 

Com isso, conclui-se então que o site da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro possui informações relevantes para os que desejam visitar a cidade, porém, não conta com informações para PCD’s, o que torna o site não acessível. 

O site tem potencial para ser de utilidade pública, precisando apenas passar por algumas mudanças, como a implementação da aba “acessibilidade” facilitando o acesso e informações àqueles que precisam.

Referências:

https://blog.portoseguro.com.br/5-praias-de-porto-seguro-que-voce-precisa-conhecer# - Acesso em: 23 mar. 2024.

Secretaria municipal de turismo de Porto Seguro. Site oficial. Disponível em: https://www.portosegurotur.com/services - Acesso em: 23 mar. 2024.