Course: 25.1 - Metodologias para o Ensino de Filosofia

  • Metodologias para o Ensino de Filosofia

    Curso de Formação Inicial e Continuada

  • Orientações
    •••
    Tarefas
    1
    2
    3
  • Seja bem-vindo(a) ao Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Metodologias para o Ensino de Filosofia. Sou o professor Jorge Armindo Sell. Neste FIC, trabalharemos com alguns elementos para a composição de uma aula de filosofia, abordando a presença da Filosofia no currículo do ensino médio, discussões sobre a idendidade da Filosofia, seu lugar no ensino médio e aspectos gerais da pesquisa para o ensino de Filosofia. Além disso, também abordaremos as etapas ou momentos de uma aula de Filosofia, recursos didáticos e planejamento de aula, além de mídias para o ensino de Filosofia.

    Para que se torne possível examinar o horizonte da Filosofia no ensino médio, suas possibilidades e caminhos, faz-se necessário o estabelecimento de interações e trocas, pautadas em estudo teórico dos conhecimentos produzidos na área. Neste sentido, é importante que na carga horária destinada aos estudos EaD seja realizada a leitura dos materiais disponibilizados e o desenvolvimento das tarefas propostas. 

    No decorrer do módulo, buscaremos de maneira compartilhada aprimorar nossas práticas de ensino e vocês serão convidados(as) a comentar sobre experiências de ensino. Sua participação será fundamental! 

  • Neste Estudo, examinaremos os fundamentos da presença da Filosofia no currículo escolar do ensino médio. Como objetivos, espera-se que você entenda o lugar da filosofia na Base Nacional Comum Curricular e reflita sobre essa presença a partir das reflexões propostas no artigo sugerido. Antes disso, porém, espera-se que você se ambiente na plataforma Moodle e se apresente aos colegas. Ao final deste estudo, você será capaz de identificar limites e possibilidades ao ensino de Filosofia no contexto atual.

    Carga Horária
    14 horas

    Período
    28/05 a 03/06

  • Neste estudo, vamos abordar os momentos de uma aula de Filosofia e a noção de uma sequência didático-filosófica estruturada em etapas. Para isso, vamos analisar especialmente a concepção de aprendizagem filosófica como espaço de pesquisa e produção conceitual de Silvio Gallo. Ao final dele, esperamos que você aprenda a conceber a aula de Filosofia dentro dessa proposta, explorando possibilidades de aplicação em sua própria didática.

    Carga Horária
    14 horas

    Período
    04/06 a 11/06

    • Opened: Tuesday, 8 April 2025, 12:00 AM
  • Neste estudo, vamos abordar o uso de filmes e outros recursos midiáticos para o desenvolvimento de aulas de Filosofia. Para isso, você desenvolverá habilidades de pesquisa e elaboração de um repertório de filmes relacionados a temas e conceitos filosóficos. Ao final do estudo, você será capaz de utilizar filmes como recurso didático e perceber seu potencial reflexivo.

    Carga Horária
    12 horas

    Período
    11/06 a 19/06