
Metodologias para o Ensino de Filosofia
Curso de Formação Inicial e Continuada
- Foro
Seja bem-vindo(a) ao Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Metodologias para o Ensino de Filosofia. Sou o professor Jorge Armindo Sell. Neste FIC, trabalharemos com alguns elementos para a composição de uma aula de filosofia, abordando a presença da Filosofia no currículo do ensino médio, discussões sobre a idendidade da Filosofia, seu lugar no ensino médio e aspectos gerais da pesquisa para o ensino de Filosofia. Além disso, também abordaremos as etapas ou momentos de uma aula de Filosofia, recursos didáticos e planejamento de aula, além de mídias para o ensino de Filosofia.
Para que se torne possível examinar o horizonte da Filosofia no ensino médio, suas possibilidades e caminhos, faz-se necessário o estabelecimento de interações e trocas, pautadas em estudo teórico dos conhecimentos produzidos na área. Neste sentido, é importante que na carga horária destinada aos estudos EaD seja realizada a leitura dos materiais disponibilizados e o desenvolvimento das tarefas propostas.
No decorrer do módulo, buscaremos de maneira compartilhada aprimorar nossas práticas de ensino e vocês serão convidados(as) a comentar sobre experiências de ensino. Sua participação será fundamental!
Documentos do curso
Comunicação
Roteiro de Estudos
Estudos | Atividades | Carga Horária | Período |
Orientações Iniciais |
|
||
Estudo 1 |
|
14h | 28/05 a 03/06 |
Estudo 2 |
|
14h | 04/06 a 10/06 |
Estudo 3 |
|
12h | 11/06 a 18/06 |
Total |
40h |
Atendimento ao discente
O atendimento é oferecido nas formas presencial e virtual
O atendimento ao discente ocorrerá todas as quintas-feiras, das 10:00 às 12:00.
Atendimento presencial: na sala do NEaD. Bloco B, sala B04.
Atendimento virtual: acessar sala virtual: https://meet.google.com/mng-deii-jws
Solicita-se: de preferência, que se agende o atendimento com antecedência, enviando e-mail para jorge.sell@ifsc.edu.br
Resposta ao chat-Moodle e e-mail: ocorrerá diariamente. Caso não for respondido em 24h, favor enviar e-mail reforçando o pedido.
Neste Estudo, examinaremos os fundamentos da presença da Filosofia no currículo escolar do ensino médio. Como objetivos, espera-se que você entenda o lugar da filosofia na Base Nacional Comum Curricular e reflita sobre essa presença a partir das reflexões propostas no artigo sugerido. Antes disso, porém, espera-se que você se ambiente na plataforma Moodle e se apresente aos colegas. Ao final deste estudo, você será capaz de identificar limites e possibilidades ao ensino de Filosofia no contexto atual.
Carga Horária
14 horas
Período
28/05 a 03/06
Material Didático
Caro estudante, abaixo seguem os materais de estudo obrigatório, sendo eles: Texto 1 - BNCC: Competências e Habilidades e; Texto 2 - Silvio Gallo - Filosofia seu conceito e a transversalidade. A partir deles, você será convidado(a) a se aprofundar nas discussões sobre a identidade e o lugar da Filosofia no Ensino Médio, e como esta evoluiu no passar dos anos.
Espera-se também que você realize a atividade abaixo.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Tarefa 1
Como parte da Tarefa 1, vocês precisam enviar um arquivo, no formato pdf ou docx. para a pasta compartilhada do Google Drive. O link segue abaixo:
Neste estudo, vamos abordar os momentos de uma aula de Filosofia e a noção de uma sequência didático-filosófica estruturada em etapas. Para isso, vamos analisar especialmente a concepção de aprendizagem filosófica como espaço de pesquisa e produção conceitual de Silvio Gallo. Ao final dele, esperamos que você aprenda a conceber a aula de Filosofia dentro dessa proposta, explorando possibilidades de aplicação em sua própria didática.
Carga Horária
14 horas
Período
04/06 a 11/06
Material Didático
Vídeo: filosofia e transversalidade
Nesse vídeo, o professor Sílvio Gallo discute a natureza da Filosofia e o fazer filosófico no ensino médio.
Essas reflexões se colocam como bases para a elaboração de uma didática própria para a Aula de Filosofia no ensino médio, com uma aula concebida em 4 momentos. Peço que fiquem atentos a esses 4 momentos, pois vamos abordar nesta estapa algumas dinâmicas dentro da aula de Filosofia pensando em cada um deles.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Como parte da tarefa 2, elabore um plano de ensino seguindo o modelo disponível anexo.
Considere os conteúdos a serem abordados e as habilidades a serem desenvolvidas, conforme disposto na BNCC. Explore os momentos, os passos didáticos, de uma aula de Filosofia, segundo as concepções abordadas em aula.
Mencione também os recursos a serem utilizados, na forma de mapas conceituais, aplicações de Internet, músicas, imagens e outros.
Tarefa 2
Neste estudo, vamos abordar o uso de filmes e outros recursos midiáticos para o desenvolvimento de aulas de Filosofia. Para isso, você desenvolverá habilidades de pesquisa e elaboração de um repertório de filmes relacionados a temas e conceitos filosóficos. Ao final do estudo, você será capaz de utilizar filmes como recurso didático e perceber seu potencial reflexivo.
Carga Horária
12 horas
Período
11/06 a 19/06
Material Didático
Leia o texto abaixo, que analisa algumas teorias sobre o ensino de Filosofia com Filmes, incluindo aquelas de Júlio Cabrera, que analisa o cinema como recurso "logopático".
Além disso, este estudo aborda o uso de resenhas críticas de filmes para elaboração de um repertório didático. Para isso, leia a resenha abaixo, do filme Que horas ela volta? e tente identificar os temas filosóficos nela presentes.
Trailer filme "Que horas ela volta?" (2015)
Trailer do filme "Que horas ela volta?" (2015), que mostra algumas cenas importantes do filme.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Tarefa 3
Realize a tarefa 3, com respeito ao uso de filmes em aulas de Filosofia.
Nela, peço que vocês contribuam com um tópico de discussão apresentando um filme que tenha usado, ou considera usar, em aulas de Filosofia, seguindo os passos descritos no arquivo abaixo: