Programação

  • Gestão Mercadológica de Moda


  • Orientações

    Seja bem-vindo a unidade curricular de Gestão Mercadológica de Moda, do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

    A gestão mercadológica tem se tornado um diferencial significativo dentro das empresas, em sintonia com a área de vendas e boa comunicação com a parte comercial, resulta em crescimento. Para que se consiga êxito nos resultados e vantagem competitiva no negócio é essencial ter como base um bom planejamento de marketing.

    Nessa disciplina iremos aprender conceitos e ferramentas que serão aplicadas num Plano de Marketing. Que estará ligado diretamente ao mercado e o seu planejamento será aplicado através do processo de análise, captação de informações e dados relevantes que resultem nesse documento gerencial. Westwood (1996, p.5) afirma que plano de marketing é “um mapa, ele mostra à empresa a onde ela está indo e como vai chegar lá. Ele é tanto um plano de ação como um documento escrito”.

    O Plano de Marketing será a nossa atividade central do semestre ele tem grande importância para quem deseja alcançar resultados satisfatórios e manter a sua empresa na liderança. "O plano de marketing é importante para as empresas, uma vez que é resultado de um processo de planejamento. O processo de planejamento toma forma no momento em que o administrador escreve o plano. Por isso mesmo se diz que um bom plano não valida uma ideia de marketing, mas uma boa ideia de marketing é validada com um bom plano. Ele e usado para concretizar a criatividade, a imaginação é a inovação". (LAS CASAS, 1999, p. 20). Para realizarmos o Plano será necessário desenvolver suas etapas numa empresa relacionada à Moda.

    Eu sou o Prof. Dr. Anjeéri Luiz  responsável por essa unidade curricular.

  • Análise do AMBIENTE

    Nessa etapa vamos abordar conteúdos relacionados a análise do ambiente, que introduz e organiza informações importantes para o começo do Plano de Marketing.

    As influências do mercado sobre o marketing são capazes de afetar as organizações de forma que as tecnologias da informação remodelam a base material da sociedade.

      

    Dedicação estimada
    09 horas

      

    Período
    28/07 a  18/08

  • Definição do PÚBLICO Alvo e MERCADO Alvo

    Nesse momento iremos abordar o público-alvo. Com a identificação desse público é possível executar um grande passo do Plano de Marketing. Identificar qual é o seu posicionamento no mercado e perante os seus concorrentes e, o mais importante, conseguir atender as expectativas dos seus clientes. Segundo Kotler e Armstrong (1999, p.30), determinar o mercado-alvo “é avaliar a atratividade de cada segmento e selecionar um ou mais segmentos.”

     

    Dedicação estimada
    06 horas

     

    Período:
    21/08 a 10/09

              

  • Definição da MARCA

    Essa etapa do Plano de Marketing está direcionada a definição, posicionamento e/ou criação da Marca. 

    “Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A Marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal” (DAVID OGILVY).

      

    Dedicação estimada
    09 horas

      

    Período
    13/09  a 01/10

  • Definição de OBJETIVOS e METAS

    Nessa etapa os objetivos e metas precisam ser cuidadosamente criados encima dos resultados que a empresa espera atingir. Geralmente estão associados a missão da empresa e servem como um guia que orienta suas ações.  Na elaboração das metas é preciso ser sucinto, claro, realista e objetivo.

    Devem ser quantificáveis, que possam ser mensuradas através do volume de vendas, índices do mercado e da satisfação dos clientes. Ousar é fundamental, mas, sempre com os pés no chão. Somente criar metas atingíveis, que seja possível alcançar.

     

      

    Dedicação estimada
    09 horas

      

    Período
    02/10 a 22/10

  • Definição das ESTRATÉGIAS de MARKETING

    Agora nesta etapa será necessário criar estratégias de marketing que possibilitem que a sua empresa consiga atingir o planejado (objetivos e metas). Auxilie no relacionamento com o mercado competitivo de tal forma que se destaque perante seus concorrentes.

    Essas estratégias precisam gerenciar resultados e vantagens sobre o MIX (composto de marketing), isto é, os cinco principais elementos de marketing consigam funcionar e estar combinados simultaneamente.

      

    Dedicação estimada
    12 horas

      

    Período
    08/11 a 19/11

  • ENTREGA FINAL - Plano de Marketing COMPLETO (20/11 a 03/12)

    Roteiro de Entrega do Plano de Marketing

     Entregar um único arquivo em PDF com todo o conteúdo abordado no semestre. O Plano de Marketing COMPLETO. Abaixo segue um exemplo de TEMPLATE. Tudo que está listado, deve constar no Trabalho Final que será entregue. Em cada item/etapa colocar os textos desenvolvidos conforme a orientação da letra azul no roteiro. Você deverá manter os títulos e tópicos e colocar os textos prontos, seguindo a sequência do TEMPLATE que está dentro da atividade 06. 

    (20/11 a 03/12)

    • Aberto: Monday, 20 Nov 2023, 06:00
      Vencimento: Sunday, 3 Dec 2023, 23:55